O governador de Pernambuco, Paulo Câmara começou a semana respondendo críticas do futuro líder de oposição na Assembleia Legislativa, o deputado Silvio Costa Filho (PTB). “Ele já foi secretário e sabe que o portal da Transparência tem todas as informações. Estou tranquilo em relação a isso. Qual a informação que ele quer. Ele que diga que colocamos à disposição dele”, disse após visita de cortesia ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) nesta segunda-feira (12).
Silvio Filho anunciou, também na manhã desta segunda, que assim que a Assembleia retomar as atividades irá solicitar formalmente ao governo do estado a senha do E-Fisco, sistema que reúne todas as informações administrativas e financeiras de gestão estadual. Atualmente, apenas o presidente da Comissão de Finanças da Assembleia tem acesso a essa senha, enquanto que na Câmara dos deputados ela está liberada, igualmente, aos líderes de oposição.
Ainda durante a visita ao TJPE, o governador ressaltou que tem orientado os secretários a trabalhar em harmonia com os dois outros poderes, isto é, o judiciário e o legislativo. “Nós vamos estar sempre conversando porque o desafio é fazer as coisas acontecerem em favor da população…. Todos os secretários estão incubidos de forma integrada com os demais poderes”, declarou. O encontro com o presidente do Tribunal teve um caráter simbólico e foi o primeiro de uma série. Câmara também deve ir nos próximos dias à Assembleia e ao Ministério Público.
Na ocasião, o presidente do TJPE, Frederico Neves, agradeceu o gesto da visita. “O TJPE tem 192 anos e eu tenho o hábito de dizer que somos fortes na União. Essa visita também pode ser sentida como um gesto para manter a independência entre os poderes”, declarou, agradecendo aos desembargadores presentes. Paulo Câmara foi ao encontro acompanhado de alguns secretários, entre os quais o chefe da Casa Civil, Antônio Figueira, e o de Direitos Humanos, Pedro Eurico.
O presidente da Assembléia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT) também estava presente. Uchoa tem trabalhado em prol da sua reeleição para a Casa e se desdobrado para participar do maior número de agendas possíveis do governador, no intuito de estreitar relações com ele. Nesta terça (13) ele deve receber do Palácio o texto da reforma administrativa, que deve ser a primeira matéria votada pelos novos deputados.