Ciclovia tomada por carros obriga ciclistas a andarem na calçada. Foto:Eduarda Santos/Cortesia/WhatsApp
Maira Baracho
Diario de Pernambuco
Quem utiliza a bicicleta como meio de transporte ou para praticar atividades físicas enfrenta, diariamente, uma verdadeira corrida com obstáculos em Olinda. A ciclovia de 3,5 quilômetros que liga o Bairro Novo até Casa Caiada pela Orla deveria garantir segurança aos ciclista, mas acaba servindo como estacionamento para carros, motos e carrinhos de comércio ambulante.
O problema foi mostrado no Diario em outubro do ano passado mas, desde então, nada mudou. A professora de educação física Maria Eduarda Santos, 27, trabalha em Casa Caiada e passa diariamente pela faixa exclusiva. Segundo Eduarda,o problema é constante, como mostra a foto enviada por ela ao WhatsApp do Diario nesta sexta-feira (9). "É um problema e não são só os veículos, mas também carroças de comerciantes", comenta. Na foto, um carro invade a ciclovia e interrompe a passagem das bicicletas.
Em outubro, a Prefeitura de Olinda justificou que parte do trecho ainda estava em obras e, por isso, alguns obstáculos, como gelos baianos, estavam atrapalhando o fluxo. A prefeitura disse ainda que, ao final da obra, a faixa exclusiva para os ciclistas seria ampliada em 3km, abrangendo o bairro de Rio Doce até Ponte do Janga.