BR-232 passa por manutenção antes do carnaval

Antônio Assis
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Rodovia passa por obras de manutenção, mas a recuperação da pista ainda depende de um projeto. 

Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

Rosália Vasconcelos
Diaio de Pernambuco

A BR-232, principal eixo rodoviário federal do estado, recebe desde a última
segunda-feira, até o carnaval, serviços de capinação, limpeza dos dispositivos
de drenagem (meio-fios, saídas de água) e recomposição das placas de concreto
com asfalto. O orçamento da Operação Mutirão de Limpeza, como é chamado o
trabalho de manutenção, está previsto dentro da Lei Orçamentária Anual (LOA) e
este ano custará ao governo estadual R$ 6,9 milhões. A recuperação da
sinalização horizontal e vertical não está prevista nessa primeira etapa.

Apesar de necessário, o trabalho de manutenção está longe de ser o suficiente
para melhorar a qualidade da BR-232, em visível processo de deterioração.
Entre os problemas mais graves, está a escassez das sinalizações, falta de
nivelamento da pista (provocada muitas vezes pelo excesso de asfalto sobre as
placas de concreto), acúmulos de água em diversos trechos da rodovia, matos e
buracos no acostamento.

A saída do Recife e trechos próximos aos municípios de Vitória de Santo Antão
e Bezerros (próximo ao km 83) são os mais críticos da BR-232. Os caminhões e
carretas chegam a patinar na pista e a trafegar pelo acostamento. “Há uns três
meses aconteceu um acidente muito feio por conta de um buraco entre a placa de
concreto da via e o acostamento. Chovia muito e acumulou água no buraco. O
caminhão não viu e capotou. O motorista morreu”, contou o diretor de
transportes Marcos Antônio, 45 anos. De acordo com a Polícia Rodoviária
Federal, de janeiro a novembro de 2014 foram registrados 74 acidentes por
defeito na via, com duas mortes. Esse número dobrou no comparativo ao mesmo
período de 2013.

O governo estadual reconhece a situação. O projeto de requalificação da
rodovia federal e a duplicação de mais 110km, de São Caetano a Arcoverde,
foram prometidos na campanha do atual governador Paulo Câmara. “O Estado da
232 está muito precário. Algo precisa ser feito para dar fluidez ao trânsito”,
avaliou o diretor de operação do Departamento de Estradas e Rodagens (DER),
Silvano Carvalho.
A empresa que vai elaborar o projeto executivo chegou a ser escolhida por
licitação no ano passado, mas ficou para a nova gestão buscar os recursos.
“Nesse projeto, o governador quer requalificar a via como um todo, como
implantar a drenagem correta, incluir balanças e praças de transbordo ao longo
da via e recalcular a estrutura do pavimento, compatível com o tráfego da via,
o peso e a capacidade da rodovia. Acredito que até o início de março já
teremos o orçamento para ter acesso ao projeto executivo”, prevê o diretor de
operações do DER.

Saiba Mais

BR-232
- É a principal artéria do Estado
- É a mais extensa de Pernambuco, com 552km, desde o fim do viaduto de
contorno sobre a BR-101 no Recife até a bifurcação entre a BR-316 no município
de Paranamirim, Sertão do Estado
- Em 2004, as pistas duplicadas das via foram liberadas para o tráfego
- Possui cerca de 160 km de trecho duplicado, entre Recife e São Caetano,
Agreste do Estado.
- R$ 8 milhões é a média anual de gastos com a manutenção da BR-232
- A duplicação custou R$ 500 milhões.
- A previsão é de que a requalificação dessa rodovia federal custe em torno de
R$ 200 milhões
- Da entrada do Recife até o início da BR-408, são 70 mil veículos/dia,
incluindo os dois sentidos da vida
- A partir do Km 9,2, esse fluxo diminui para 60 mil veículos/dia.

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