Principal dificuldade da ONG é alimentação

Antônio Assis
0
André Filipe Baptista
Folha-PE
Mesmo em um dia chuvoso, é muito difícil ver uma criança desanimada. E basta que ela desenhe um sol na terra para que sua fé em dias ensolarados seja renovada. Os pequenos do Lar Presbiteriano Vale do Senhor correm e brincam como se não existissem problemas no mundo, mesmo que muitos deles sejam facilmente encontrados dentro das suas casas. A terceira reportagem da série Folha Solidária é sobre o espaço que atende 143 crianças. Nos próximos três domingos que precedem o Natal outras ONGs terão seu trabalho contado neste espaço.
O Lar Presbiteriano Vale do Senhor fica localizado no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife. É um espaço grande, que comporta blocos com salas de aulas, campo de futebol, piscina e playground. Ao todo, 143 crianças são atendidas. Todas moram em suas casas e passam parte do tempo no local, que oferece atividades que servem como reforço ao serviço prestado nas unidades de ensino da região. Um dos requisitos para ser membro é estar devidamente matriculado em alguma escola pública e ter entre 4 e 11 anos.
As crianças atendidas vivem em comunidades no entorno. Muitas em situação de vulnerabilidade social. A coordenadora do espaço, Elienai Pessoa, explicou que os pais de 30% dos pequenos são presidiários. “Alguns dos genitores são usuários de crack e algumas mães até se prostituem para manter o vício”.
Elienai adiantou, também, que a maior dificuldade do Vale é a alimentação. “São mais de 100 crianças e três refeições por dia. O custo é muito alto”, afirmou, acrescentando que, .“sem demagogia nenhuma”, para algumas, a refeição ofertada no local é a única do dia. A coordenadora do Lar busca pesssoas que possam doar presentes de Natal para as crianças.
A equipe do ONG é formada por seis professores e três voluntários. A missionária inglesa Ali Young largou a chefia de um hospital em Manchester, na Inglaterra, para dedicar-se gratuitamente às crianças brasileiras. Ela arca com os custos da manutenção da piscina e, além disso, é professora de natação nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Há cerca de três é voluntária do Vale do Senhor. Ao falar da relação com as crianças - em bom português -, seus olhos profundamente azuis brilham. “Quando conseguem nadar, eu não sei quem sorri mais, se são elas ou eu”, disse. Segundo um relatório divulgado Neste ano pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro Pais com mais mortes por afogamento. “Me sinto útil porque quando elas aprendem a nadar, ganham também autoestima e passam a confiar mais em si mesmas”, afirmou Ali.
Enquanto a voluntária falava, um garotinho chamado Richarlison abraçava a sua perna. Em alguns momentos, Ali interrompia sua fala para beijar a testa do menino. “Queria mesmo era ganhar a cidadania brasileira e poder ficar bastante tempo. O pessoal diz que eu sou mais daqui do que inglesa”, contou, sorrindo, a voluntária.
Raquel, de apenas 10 anos, frequenta a ONG desde os três. A menina, que tinha acabado de fazer uma leitura na aula de Português, afirmou que prefere o Lar a escola comum, que frequenta à tarde. “Gosto muito daqui porque as pessoas são mais amigas e as professoras são mais atenciosas. Não gosto de faltar de jeito nenhum”, garantiu.
A menina também relatou não gostar de brinquedos. “Quero ganhar de Natal um vestido rosa”, confessou. Já Kaio, “com K”, como ele e os coleguinhas em volta frisaram, tem 11 anos e disse preferir o Vale porque gosta muito de brincar. “Aqui tem vários brinquedos. Mas também adoro a aula de Matemática”, relembrou. Já Mikaelle,10, não sonha com bonecas. “A aula que eu mais gosto é a de futebol”, adiantou.
Histórico - O Lar Presbiteriano Vale do Senhor foi fundado em 1957. No início de suas atividades funcionava como orfanato para meninas, propondo-se também a trabalhar com as vítimas do abandono na velhice. Mas desde 2006 funciona como apoiador pedagógico e social.
Saiba como ajudar
Doações
Banco Bradesco

Agência: 286 - 0
Conta Corrente: 123887-6
Endereço
Lar Presbiteriano Vale do Senhor
Rua Compositor Raul Valença, nº 1340
Dois Unidos, Recife - Pernambuco

Fone: (81) 3498-3042

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)