Chuveirões com água contaminada em Boa Viagem continuam sem fiscalização

Antônio Assis
0
Reprodução/TV Jornal

O verão começou oficialmente nesse domingo (21) e muita gente aproveita para ir à praia curtir o Sol e se refrescar. O problema é que os muitos chuveirões possuem água contaminada e apresentam risco aos frequentadores. Segundo estudo divulgado no início deste mês pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a água dessas estruturas pode causar doenças como hepatite, amebíase, disenteria e cólera.

Até agora, os comerciantes responsáveis pelos chuveiros não receberam nenhuma orientação ou fiscalização. Após a divulgação do estudo, o Ministério Público de Pernambuco levantou a hipótese de interditar os chuveirões. Para barraqueiros e frequentadores da praia, tal medida não representa a solução dos problemas.

As análises foram realizadas em três coletas alternadas ao longo do ano. Dos 78 postos existentes na orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, dez foram alvos do estudo. Em todos, os resultados foram alarmantes, com índices de hidrogênio amoniacal, nitrito, nitrato, fósforo e colifórmios fecais muito acima do que a legislação estabelece para a água.

Os órgãos ambientais e de fiscalização, a exemplo da Vigilância Sanitária, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Prefeitura do Recife, ainda não se manifestaram e até o momento não tomaram nenhuma medida.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)