Projeto da UPE vence o Prêmio Santander Ciência e Inovação, em São Paulo

Antônio Assis
0
Priscilla Aguiar
Folha-PE

Universidade de Pernambuco (UPE) venceu o Prêmio Santander Ciência e Inovação na categoriaTecnologia da Informação, da Comunicação e da Educação com o projeto Avatar, do professor Alexandre Magno Maciel. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5), em São Paulo. O projeto é uma plataforma de fácil aplicação que permite a criação de personagens animados para interagir com os alunos em aulas virtuais. O uso dos avatares, que tem feições humanas, é integrado às plataformas de atividades on-line, permitindo uma maior interação com os alunos.
O projeto, de acordo com o professor Alexandre, funciona há aproximadamente três anos e surgiu a partir da tese de doutorado feita por ele. "Foi trabalhando a questão da síntese de voz que surgiu o avatar. A ideia é melhorar a interação dos alunos de ensino a distância com a universidade", destacou.
Dos mais de 20 mil projetos inscritos nos Prêmios Santander Universidades, 56 chegam à final, representando os estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com a instituição, o público pôde eleger os três melhores projetos, e desses uma segunda fase de votação gerou o quinto ganhador do Prêmio Santander Empreendedorismo, que também levou o prêmio de R$ 100 mil. Ao todo, foram mais de 1,5 milhão de votos nestes dois momentos de participação aberta.
Recorde
De acordo com informações da assessoria de comunicação, a décima edição também contou com o recorde de inscrições, com um total de 20.106 projetos de universitários de graduação e pós-graduação, pesquisadores, e das próprias instituições, o que representa um crescimento de 19% em relação ao ano de 2013. Durante os 10 anos, a premiação recebeu mais de 66 mil projetos, com 140 vencedores de um montante de R$ 9 milhões em premiação.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)