Luiz Filipe Freire
Folha-PE
O lançamento de um explosivo dentro de um ônibus deixou feridos, no fim da tarde desta terça-feira(18), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. O artefato provocou um princípio de incêndio no coletivo, que fazia a linha 861-TI Xambá/TI Joana Bezerra. O fogo destruiu assentos e parte da lataria do veículo. Duas mulheres sofreram queimaduras e foram encaminhadas ao Hospital da Restauração, no Derby. Outras duas pessoas se machucaram na correria para escapar das chamas, mas não precisaram de atendimento.
Segundo o tenente-coronel Jailton Pereira, comandante do 16º Batalhão da PM, o artefato lançado dentro do ônibus é, provavelmente, um coquetel molotov. Duas garrafas com álcool também foram encontradas no local. O fogo foi controlado por policiais. Após diligências, dois menores, de 15 e 17 anos, foram apreendidos sob suspeita de participarem da ação.O atentado ocorreu por volta das 17h, na avenida Agamenon Magalhães, nas proximidades da
“Mostramos fotos deles para as passageiras que foram socorridas e elas os reconheceram. Sendo assim, fizemos o encaminhamento dos jovens para o DPCA (Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente)”, detalhou o comandante, que também defendeu a ação do Gati ocorrida pela manhã. “As equipes faziam uma ronda normal quando houve a informação de que havia um grupo com drogas e armas. Quando fizeram a abordagem, os policiais foram recebidos a tiros e tiveram que revidar. Mesmo assim, mantivemos contato com a mãe do menor e colaboraremos com a investigação do que aconteceu”, completou Pereira.
As passageiras que precisaram de socorro foram identificadas como Maria das Neves Lira - que sofreu queimaduras nas pernas, mas se encontra estável - e Maria Eliane da Silva, que já foi liberada.