PERNAMBUCO PERDE O ARTISTA ABELARDO DA HORA

Antônio Assis
0
Pernambuco 247 - Pernambuco perdeu na manhã desta terça-feira (23) um de seus maiores artistas. O pintor, desenhista e escultor Abelardo da Hora (90), que estava internado há cerca de um mês em um hospital do Recife, morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Abelardo foi o escultor da estátua que retrata a mãe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na entrada do Parque Dona Lindu, no Recife. A obra foi feita durante a gestão do então prefeito João Paulo (PT).
Natural de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, o artista mudou-se para a capital na década de 30. Ali, ele começou a cursar as aulas da Escola de Belas Artes do Recife, antes de ingressar na Faculdade de Direito de Olinda. Abelardo acabou desistindo do curso de Direito para dedicar-se somente às artes plásticas.
Militante político, Abelardo foi um dos fundadores do Movimento de Cultura Popular (MCP) sendo contemporâneo de luta do educador Paulo Freire. Ele também foi o responsável pela criação de uma lei que determina que todas as edificações com mais de 1,5 mil metros quadrados tenham pelo menos uma obra de arte. Ele fundou, ainda, a Sociedade de Arte Moderna do Recife.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)