Mais de 80 grupos de estudantes lesados por agência já procuraram a Polícia Civil

Antônio Assis
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Luiz Filipe Freire
Folha-PE

Até o fim da tarde desta segunda-feira (22), 83 comissões de formatura já tinham procurado a Polícia Civil após a agência W9!, contratada pelos formandos, anunciar falência. Só a Delegacia do Consumidor recebeu 30 casos, que se juntaram aoutros 53 encaminhados ao Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri). A expectativa é de que mais universitários lesados se manifestem ao longo dos próximos dias, já que informações ainda em apuração pelos investigadores dão conta de que a empresa fechou sem honrar cerca de 100 contratos.
A falência da W9! foi anunciada através de um e-mail enviado para os estudantes pela manhã. O texto ressalta que, por conta da “grave crise financeira” que o País vem enfrentando, a empresa vinha sofrendo com “uma alta inadimplência que em alguns momentos tem chegado a mais de 60%”. A declaração ainda se refere a uma assessoria jurídica, que entraria em contato com todas as comissões. Até agora, entretanto, os advogados, assim como o proprietário, não foram localizados.
Insatisfeitos, vários estudantes foram à sede da firma, localizada no bairro de Santo Amaro, na área Central do Recife. Segundo eles, o local estava de portas fechadas e os funcionários, que chegaram para trabalhar, não souberam informar o paradeiro do proprietário da empresa. A estudante de fisioterapia Carolina Aretakis foi uma das que foram surpreendidas com a notícia. "Eles mandaram a gente tratar com o setor jurídico, mas não sei quem são as pessoas que fazem parte e nem como encontrá-las", revelou a jovem. Parte do valor da festa de formatura da estudante, que aconteceria em janeiro de 2015, já havia sido pago, o que representa um prejuízo de mais de R$ 60 mil para a turma.
Desde o início da noite, grupos de estudantes lesados participam de um encontro no Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, do qual também participam representantes do Núcleo de Apoio ao Formando (NAF). O objetivo é orientar os consumidores sobre os próximos passos a serem tomados, como o acionamento judicial da agência por danos morais.
O delegado do Consumidor, Roberto Wanderley, informou que registrará os boletins de ocorrência nesta segunda e na terça (23). Na quarta (24), ele pretende iniciar as investigações, intimando o proprietário do estabelecimento. No site, a empresa, que tem 15 anos no mercado, se descreve como comprometida e realizadora. Com base na quantidade de formaturas realizadas pela W9!, cerca de 80 por semestre, estima-se que a dívida da agência esteja em torno de R$ 20 milhões.

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