Thomaz Vieira
Folha-PE
Chegou ao Recife, na tarde deste domingo (3), o ex-oficial do exército israelense Gedalya Tauber, de 78 anos, preso em 2003 durante a "Operação Bisturi" da Polícia Federal, que desmontou uma quadrilha de traficantes de órgãos, e que estava foragido desde janeiro de 2009, quando recebeu aval da Justiça pernambucana para realizar uma viagem de cerca de 30 dias e não retornou ao País. Ele foi detido em junho de 2013, quando tentava entrar em Roma, na Itália, em voo vindo de Boston, nos Estados Unidos.
A PF foi informada no dia 6 de junho de 2013 da prisão do israelense pela polícia italiana, sob suspeita de uso de passaporte falsificado, além de ele estar no cadastro de foragidos internacionais da Iterpol. O governo brasileiro solicitou a extradição de Tauber, para que cumprisse o que ainda faltava da pena em presídio nacional.
Apenas em julho de 2014 o criminoso teve sua volta ao Brasil liberada. O delegado Alexandre Lucena foi o responsável por trazê-lo. Segundo ele, o acusado saiu do País depois de expedido alvará que o autorizava viajar a Israel para visitar a mãe, uma idosa que estaria doente. Após o prazo determinado no documento, ele não retornou, sendo então considerado foragido. Neste tempo, ele visitou parentes em Israel, no Canadá e nos Estados Unidos.
Gedalya Tauber foi encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), no município de Abreu e Lima. Ele deve cumprir o que resta da pena, cerca de quatro anos e nove meses, que devem ser realizados, a princípio, em regime fechado.
A OPERAÇÃO
A "Operação Bisturi" foi concluída pela Polícia Federal em dezembro de 2003 e desarticulou uma quadrilha de traficantes de órgãos com ramificações na África do Sul e em Israel. Foram presas 34 pessoas nos três países. Os acusados aliciavam pessoas pobres do Recife e do interior de Pernambuco para retirada de seus rins, que eram oferecidos a pacientes israelenses na África do Sul. O intuito era aplicar um golpe no sistema de saúde sul-africano, que indeniza cada cirurgia com 150 mil dólares.