Diario de Pernambuco
A situação dos prédios-caixão no estado será discutida, às 10h desta terça-feira (05), na Justiça Federal em Pernambuco (JFPE). Durante a sessão, realizada pela juíza federal titular da 12ª Vara, Joana Carolina Lins, será avaliada a possibilidade de assinatura de um termo de cooperação entre os municípios envolvidos, o Estado de Pernambuco e a Caixa Econômica Federal, no qual seriam designadas as competências que cada ente público, tais como a contratação de empresas para a realização de estudos técnicos e a prestação de auxílio financeiro às famílias que forem obrigadas a deixar as residências.No processo, já existe uma liminar que obriga os municípios, o Governo do Estado e a Caixa a realizarem estudo técnico sobre os prédios tipo caixão já identificados, bem como uma determinação para que os municípios tomem as precauções necessárias para a proteção do patrimônio e das pessoas nas situações em que forem constatados riscos.
Estarão presentes no encontro representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de Pernambuco (MP-PE), Caixa Econômica Federal, União, Governo do Estado e municípios do Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes.
De acordo com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), 339 edificações apresentam alto risco de desabamento na Região Metropolitana. Dessas, 230 ainda continuam habitadas.