JC Online
Foto: Igo Bione/JC Imagem
Trinta e quatro toneladas e meia foi a quantidade de materiais recolhidos no mutirão de reciclagem que aconteceu no Recife no último sábado. A iniciativabem sucedida, que já percorreu 19 cidades do País, foi promovida pelo Movimento Limpa Brasil em parceria com a Prefeitura do Recife (PCR).
O movimento tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Unesco, e é inspirado no Let’s Do It, maior projeto mundial de cidadania e cuidado com o meio ambiente. O Limpa Brasil tem como principal objetivo estimular a reflexão para a mudança de atitude do cidadão em relação ao hábito de jogar
lixo fora do lixo, e chamar a atenção para a necessidade de práticas sustentáveis.
Para incentivar a população a participar da campanha, foram instalados 37 pontos de coleta de materiais recicláveis em pontos estratégicos da cidade, como escolas, parques e mercados públicos. Pessoas de todas idades participaram da iniciativa levando os próprios resíduos e ajudando a coletar o material reciclável descartado de forma inadequada pelas ruas do Recife. Todos com um único objetivo: tornar a cidade mais limpa.
Os voluntários tiveram um prazo de 15 dias para se inscrever através da página do projeto na internet (http://www.limpabrasil.net/). Munidos de kit com sacos e luvas, eles ajudaram a recolher as 34,5 toneladas de materiais recicláveis, mais do que o triplo da quantidade esperada pelos organizadores, que era de arrecadar aproximadamente dez toneladas de resíduos. Um grupo de 15 mulheres ficou responsável por realizar a triagem do material entregue em um dos postos de coleta, localizado no Canal do Arruda, na Zona Norte do Recife.
Além da ação realizada no sábado, durante a semana houve uma espécie de gincana em 12 pólos de recolhimento instalados em bairros das zonas Norte, Oeste e Sul do Recife. Somente na gincana, foram recolhidas 18 toneladas. No sábado, foram 16,4 toneladas no mutirão e mais 100 kg durante o chamado Show Limpo “Eu reciclo. E você?”, que encerrou a programação com uma festa na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.
"O resultado foi além das nossas expectativas e mostra que a população está disposta a se engajar na luta por uma cidade mais sustentável", comentou a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.
A maior parte da arrecadação foi formada por papelão, garrafas PET e livros antigos. Todo o material já foi encaminhado para as cooperativas de reciclagem.