Descubra o estado de espírito do eleitor - Francisco Ferraz

Antônio Assis
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Política para Políticos

Cada eleição é igual a todas as outras, e cada eleição é diferente de todas as outras. As duas afirmações são igualmente verdadeiras.
Cada eleição reproduz o mesmo roteiro básico no interior do qual os candidatos e os eleitores praticam rotinas mais ou menos previsíveis.
Mas cada eleição ocorre num momento que é único e singular.
Os fatos e sentimentos que circunstanciam cada eleição, portanto, fazem com que elas sejam diferentes entre si.
São diferenças decorrentes da própria dinâmica política que se manifestou no espaço do último mandato; de fatores locais, regionais, nacionais ou mesmo internacionais que atingem a população; fatores pessoais dos candidatos, sua imagem e biografia; as mudanças culturais que removem certos temas do debate e introduzem outros; e, o que é mais importante, a forma como o eleitor reage a estas novas circunstâncias.
Na realidade, toda a eleição propõe uma pergunta e, ao seu final, dá a resposta àquela pergunta: como se eleger naquela eleição, contra aqueles candidatos, com aquele eleitorado.
O objetivo de cada candidato é responder àquela pergunta melhor que seus adversários. A habilidade de um candidato para definir a questão da eleição como lhe convém, impô-la aos adversários e respaldá-la na opinião pública equivale a alcançar a vitória.

Não é nada fácil conseguir realizar este objetivo.
Em primeiro lugar, ele é um problema intelectual, de natureza estratégica. Dependerá da qualidade do seu trabalho estratégico resolver o enigma que a pergunta propõe.
Supondo-se que esta dificuldade tenha sido bem resolvida, é preciso, em segundo lugar, ter sucesso em impô-la aos adversários. Este é um desafio de grandes proporções, já que, à sua maneira, com maior ou menor habilidade, todos estão tentando o mesmo
Supondo-se novamente que o candidato conseguiu impor aos adversários a sua forma de responder à pergunta, resta ainda, em terceiro lugar conseguir que os eleitores que necessita para se eleger a considerem a melhor resposta ao enigma proposto por aquela eleição, aquela com a qual mais concordam.
Finalmente, em quarto lugar, a mídia também está em busca daquela pergunta sobre a eleição. Sua resposta será sua pauta para cobrir a eleição e para impô-la a todos os candidatos.
Como se vê, pautar a campanha com a sua resposta é uma tarefa difícil e de grande complexidade. Não pense, entretanto, que se trata de matéria teórica.

Suas decisões quanto à mensagem, imagem pessoal e propostas vão constituir sua resposta ao enigma daquela eleição, mesmo que você não as tenha pensado como tal. Sua forma de conduzir a campanha então é, inevitavelmente, sua resposta. Se é assim então o melhor é pensar estrategicamente sobre o problema.
Por fim, o mesmo desafio está posto para todos os candidatos. Ganha quem deu a melhor resposta à pergunta feita a todos. E a melhor resposta é sempre aquela que os eleitores concordam e apóiam.
O fato é que cada eleição acaba por encontrar a sua pergunta básica, a questão principal, em torno da qual as respostas dadas pelos candidatos são comparadas. Se você não conseguir impor a sua, ou seus adversários conseguirão, ou a mídia vai impô-la.
O caminho mais curto, mais seguro, e mais eficiente é começar pelo fim. Você deve buscar a questão da eleição junto aos eleitores. Encontre os meios mediante os quais eles lhe informem qual a resposta que desejam. Este é o atalho estratégico que, uma vez encontrado, e, quanto mais cedo for encontrado, garante as condições para pautar a campanha.
De que forma se consegue isso?
• Identificando as opiniões dos eleitores, sobre o cargo, sobre os candidatos, sobre os problemas prioritários, sobre expectativas e disposição inicial de voto.

• Identificando os sentimentos básicos de esperança, medo, insegurança, desejos, preconceitos, hostilidade, admiração, e outros da mesma natureza, você estará extraindo a essência de sua publicidade e propaganda, assim como de seu discurso.
• Identificando os valores e princípios morais e políticos básicos e mais valorizados como honestidade, firmeza, experiência, inovação,capacidade de trabalho, franqueza e confiabilidade, humildade, ousadia, simplicidade etc, você estará coletando as informações indispensáveis para definir e afinar a sua imagem.
Conforme a eleição, o eleitor nela se inclui às vezes com um incontornável desejo de mudança. Em outras com uma decidida determinação de continuidade. Em algumas está atraído pela novidade, em outras pelo conhecido. Em outras ainda quer com seu voto aplaudir. Já em outras quer usá-lo como uma arma de protesto.
Se a maioria dos eleitores está dominada por um sentimento forte em alguma direção definida, não se atreva a tentar mudá-lo, nem ir contra ele. Por isso, entender o estado de espírito do eleitor é tarefa de tanta importância e complexidade. No período pré-campanha, o candidato já deve dedicar, parte do tempo da sua equipe, para discutir e debater esta questão.
Este estado de espírito pode inviabilizar uma candidatura, independentemente do mérito do candidato; assim como pode eleger um candidato inferior porque está em sintonia com o sentimento.
A razão para a recomendação, de que se deve começar por identificar este estado de espírito, reside no fato de que:
• Se a sua candidatura “sintonizar”com os sentimentos mais fortes do eleitor;
• Coincidir com suas opiniões mais firmemente mantidas;
• Respeitar e se adequar aos valores morais e políticos básicos que ele subscreve;
• Você terá meios para identificar a questão daquela eleição, e para adaptar a sua campanha para respondê-la, provavelmente conseguindo então o lastro político que necessita para sua eleição.

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