O Banco Central do Brasil (BC) promove de segunda a sexta-feira a Semana Nacional da Educação Financeira (Semana Enef), que será realizada em Brasília e nas suas nove regionais. No Recife, o evento ocorre no prédio da instituição, localizado na Rua da Aurora. Na parte da manhã haverá curso fechado para multiplicadores de instituições que trabalham com o público, a exemplo dos Procons e Defensoria Pública, entre outros. Para o público, as atividades gratuitas acontecem no auditório da instituição à tarde, a partir das 14h30, com palestras sobre orçamento familiar e planejamento financeiro.

Moreira lembra que as palestras abertas ao público são versões resumidas dos cursos oferecidos para as instituições na parte da manhã. “O curso é focado no planejamento financeiro, orçamento familiar, crédito e dívidas. Nossa intenção não é desestimular o uso do crédito, mas estimular o seu uso consciente. Vamos abordar também investimentos, seguros e aposentadoria, que é o grande momento do planejamento financeiro, quando a pessoa vai se beneficiar dos anos em que se preparou”, diz.
A Semana Enef é uma iniciativa que tem por objetivo promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). O BC ocupa permanentemente a secretaria executiva do Conef, que tem entre seus integrantes a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Superintendência de Previdência Complementar (Previc), Bovespa e outras entidades.
No Recife, o evento está aberto a 250 pessoas por dia, capacidade do auditório do BC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereçowww.bcb.gov.br/pre/evnweb/evento.asp?evento=7362 ou pessoalmente, no local, de acordo com a disponibilidade de vagas.
Na segunda-feira, o próprio Breno Moreira vai falar sobre planejamento financeiro. Na terça, a palestra será para crianças, já inscritas pelas escolas e na quarta volta ao público em geral. Na quinta o destaque é a palestra da professora Maria Antunes (UFCG), sobre compra compulsiva e dívidas.