Pernambuco tem primeira fabricação de Itaipava

Antônio Assis
0
Fotos: Daniel Palmeira

Assessoria de Imprensa (Grupo Petrópolis)Fernanda Medeiros
A unidade de Itapissuma (PE), do Grupo Petrópolis, a segunda maior cervejaria do Brasil, realizou a primeira fabricação da cerveja no local, em 2 de abril de 2014. O protocolo de intenção para a construção da nova fábrica foi assinado em agosto de 2012, e a previsão da inauguração oficial é para o segundo semestre de 2014.

A nova planta da única grande empresa do setor com capital 100% nacional, em Itapissuma, terá a capacidade para produzir 600 milhões de litros ao ano. “A crença de apostar em Pernambuco é a nossa crença; a fábrica do Grupo Petrópolis veio para ajudar a equilibrar o desenvolvimento de Pernambuco, já que promove desenvolvimento e geração de empregos no litoral norte”, afirma Eduardo Campos, Governador de Pernambuco. Estão sendo investidos R$ 600 milhões, com a criação de cerca de 1.000 empregos diretos quando a fábrica estiver em pleno funcionamento. O investimento engloba infraestrutura, contratação e treinamento de pessoal, e operacionalização inicial da unidade. Muitos já foram contratados.
A parceria do Grupo Petrópolis com a Prefeitura de Itapissuma, SENAC e SENAI, prevê a capacitação e profissionalização dos jovens para que sejam contemplados pela empresa. “Realizamos, com o Grupo Petrópolis, o Qualifica Itapissuma, um programa para formar mão de obra qualificada, em uma ação que começou antes mesmo da fábrica começar a ser construída”, explica o Prefeito de Itapissuma, Cal Volia. As oportunidades não devem se restringir à cidade de Itapissuma, pois outros municípios da região norte do estado e regiões com centros de distribuição (ver abaixo) devem se desenvolver com as atividades da empresa.

Para o Grupo Petrópolis, a localização da fábrica de Itapissuma é estratégica, pois fica a menos de 50 km de Recife, a 800 km de Salvador e 800 km de Fortaleza. Sua inauguração será um grande impulso para o crescimento no Nordeste, sendo fundamental para os planos de estar presente em 100% do território nacional até o fim da década.
 Produção
Com tecnologia alemã, a nova unidade do Grupo Petrópolis possibilita metas arrojadas de produtividade e de aproveitamento dos recursos e matéria-prima. Só com os equipamentos da empresa Krones AG é possível, por exemplo, atingir a meta de 3,3 litros de uso de água para cada litro de cerveja, proporção só alcançada por fábricas internacionais de ponta do setor. São duas linhas de produção (garrafas e latas), com uma dezena de etapas diferenciadas, como:
·         Uma linha de 62.000 garrafas/h;
·         Uma linha de 128.000 latas/h;
·         Uma adega de fermentação com 18 tanques com capacidade de 9.000 hectolitros.
·         Uma adega de pressão com 12 tanques de 3.600 hectolitros.
 A produção em Itapissuma circulará a partir de nove centros de distribuição já em operação, em: Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Garanhuns (PE); Maceió e Arapiraca (AL); João Pessoa e Patos (PB); Natal (RN).
Ambiente
A gestão ambiental na fábrica também merece destaque. Além do aproveitamento da água, a unidade de Itapissuma tem um programa de resíduos com o índice de 98% de reaproveitamento do material. A fábrica também foi projetada para ter maior utilização possível de luz solar, além de utilizar gás natural, diminuindo drasticamente a emissão de poluentes. Além disso, a partir de 2015 a unidade receberá o projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental), que já acontece nas outras unidades e baseia-se na compensação ambiental a partir do reflorestamento, prevendo o plantio de mais de 70 mil árvores nativas, e educação ambiental da comunidade em torno da fábrica.
As ações sustentáveis incluem economia de energia com aproveitamento de iluminação natural e LED, ventilação natural na área de fabricação, aquecimento solar para água dos banheiros e vestiários, ar condicionado com unidades de expansão direta por serpentinas resfriadas com água gelada. A matriz energética conta com gás natural, reduzindo significativamente as emissões na atmosfera, e a recuperação das emissões (calor) das chaminés das caldeiras para o próprio processo de geração de vapor. A economia de água prevê coleta e reutilização de águas da chuva para a limpeza de pavimentos, paredes e pátios, torneiras ecológicas, equipamentos com maior aproveitamento de água.
Sobre o Grupo Petrópolis
O Grupo Petrópolis é atualmente a segunda maior cervejaria do Brasil e a única grande empresa com capital 100% nacional do setor. É dono das marcas de cerveja Crystal, Lokal, Itaipava, Black Princess, Petra e Weltenburger, dos energéticos TNT Energy Drink e Magneto, do isotônico Ironage, das vodkas Blue Spirit e Nordka e da água Petra. Com cinco fábricas em operação e mais uma em construção, o Grupo é responsável pela geração e manutenção de 19 mil empregos diretos. Além disso, patrocina atletas brasileiros profissionais e amadores e promove ações ambientais por meio do Projeto AMA.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)