MPPE e MPF recomendam atenção imediata a trechos críticos da BR-101

Antônio Assis
0
19/02/2014 - Com a união do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e do Ministério Público Federal (MPF), os moradores da Mata Sul de Pernambuco, em especial os que vivem nas cidades de Palmares e Xexéu, ganharam mais esperança para a solução dos problemas da BR-101. As instituições recomendaram, no último dia 18, em reunião na sede das promotorias do MPPE, em Palmares, ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) algumas ações emergenciais para evitar que haja mais acidentes e mortes na rodovia federal.

Há mais de um ano que a população reivindica que trechos da BR-101 sejam reformados. Existe uma curva com problema de traçado, que dificulta aos motoristas passarem por ela. Caminhões, mesmo em baixa velocidade, têm capotado no local, e colisões de veículos também são corriqueiras. A quantidade de buracos danifica os carros e aumenta os riscos de acidentes. Além disso, como os motoristas reduzem a velocidade por causa da buraqueira, os assaltos acontecem frequentemente. Nos últimos meses, 28 acidentes com vítimas fatais foram registrados na área.

Assim, na recomendação, esses trechos mais críticos foram priorizados. Ainda esta semana, um servidor do Dnit irá percorrer com alguns habitantes os pontos considerados de maior periculosidade. O Dnit terá ainda que cobrar o projeto básico de reforma de sinalização na BR-101, que foi encomendado a uma empresa engenharia desde 26 de novembro de 2013. Após o projeto ser autorizado com os trâmites previstos, inclusive na sede do órgão, em Brasília, o Dnit deverá, o mais breve possível, iniciar a implantação de placas nos locais. A cada mês, o Dnit precisa informar ao MPPE e ao MPF sobre o andamento das obras.

Os movimentos sociais também estiveram presentes na reunião e deram depoimentos do que acontece na BR-101. Também elencaram os pontos a serem tratados como emergenciais, caso da Ponte do Capricho, os 10km de buraqueira próximos a Xexéu e o trecho da saída de Palmares até a divisa com Alagoas. Os populares já manifestaram sua insatisfação com o estado da rodovia, inclusive bloqueando o tráfego de carros, pedindo providências das autoridades.

Segundo a promotora de Justiça Vanessa Cavalcanti, do MPPE, como a BR-101 é uma estrada federal, a atribuição para coordenar a solução do problema é do MPF. “Houve um consenso de que a ajuda do MPPE seria bem-vinda e juntamos os esforços para uma demanda que merece atenção imediata”, 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)