No Trombone - Infelizmente presenciamos um aumento impressionante nas demandas consumeristas. Seria de estranhar pelo fato de termos um Código de Defesa do Consumidor 'maduro', estruturas dedicadas aos casos de consumidores – os chamados JECs além de todo um ecossistema de apoio aos cidadãos composto pelos Procons Municipais, Estaduais, Associações de Defesa dos Consumidores, sites de reclamações, e escritórios de advocacia atuantes neste segmento.
Mas por que o número de reclamações só aumenta? Já abordamos isto em outro artigo e acredito que o motivo principal é o baixo valor das sentenças proferidas pelos juízos. Para as empresas, acaba sendo mais barato indenizar os poucos clientes que forem à Justiça do que melhorar práticas e processos empresariais. Infelizmente.
Neste artigo vou sugerir algumas alternativas para você, cidadão e consumidor, conseguir lutar pelos seus direitos com efetividade. Já falamos aqui também dos cuidados básicos que devem ser tomados em qualquer relação consumerista, mas não custa repetir:
• Guarde a nota fiscal da compra;
• Se for um serviço (ex: Net, Oi, Itaú) guarde os extratos;
• Anote data e hora dos contatos via SAC da empresa;
• Anote os números de protocolo;
• Guarde e-mails trocados com a empresa – se houver;
• Tire fotos ou filme o ocorrido, se possível
• Em alguns casos a prova testemunhal é interessante;
Seu primeiro passo para resolver o problema pode (e deve) ser o SAC da empresa. E repito: anote as datas, horas e protocolos de atendimento.
Não logrando êxito por esta via sugiro que relate seu problema na internet. Hoje existem diversos sites ótimos para esta finalidade, como, o Portal do Consumidor, o site do Procon SP, Zaanga e o nosso No Trombone.
Com o crescimento da internet, as empresas passaram a monitorar o que os usuários falam dela. Assim, a chance de uma empresa ler sua reclamação e procurá-lo para resolver o caso é grande e real.
Se mesmo assim você não obtiver resposta e solução para seu problema, poderá procurar um Procon. Muitas capitais já contam com Procons Municipais e os estados todos já têm os seus também.
Problemas com bancos, cartões, celulares e outras prestadoras de serviços? Agora você tem o "NoTrombone.com".
O Procon tentará uma solução amigável para seu caso contatando a empresa em seu nome. Esta via poderá ser demorada em infrutífera mas sabemos se muitos casos resolvidos assim.
Por fim resta-lhe a via judicial. Esta via deverá ser perseguida preferencialmente com a ajuda de uma advogado/escritório de advocacia ou associação de defesa dos consumidores. Não existem custos judiciais para o consumidor ingressar com uma ação nos Juizados Especiais Cíveis (antigo Pequenas Causas) e é uma solução definitiva, visto que a decisão em juízo é de cumprimento obrigatório para as partes.
Esta via é a mais eficaz, apesar de nem sempre ser a mais rápida.
Quer nos relatar um problema? Coloque a Boca Notrombone.com, que tentaremos lhe orientar.