Nilton Vilanova
Folha-PE
A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) emitiu uma nota à imprensa, no final desta tarde, para informar que, após reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal do Recife(Sintraci), ficou decidido que os ambulantes que comercializam na Ponte da Boa Vista poderão permanecer com suas atividades no local até o próximo dia 12.
De acordo com o esclarecimento, a Semoc também declarou que, a partir do dia 13 de outubro, 60 comerciantes informais que trabalham na "Ponte de Ferro" irão, de forma voluntária, para uma área destinada à sua locação na avenida Dantas Barreto, também na área central do Recife.
Segundo a Secretaria, todos os comerciantes que receberam autorização provisória para ficar no novo local já haviam sido notificados desde a última semana. A Semoc enfatizou ainda que a pasta se encontra em processo constante de negociação com os sindicatos dos comerciantes informais, com o intuito de discutir a organização desse tipo de comércio e liberar as calçadas para os pedestres.
No encontro desta segunda-feira, também ficou acertado que, entre os dias 1º e 12 de outubro, serão finalizados os detalhes para que os ambulantes que ocupam a Avenida Conde da Boa Vista deixem as calçadas do corredor. A Semoc e representantes dos ambulantes estão discutindo os locais destinados para os comerciantes informais e a data para a saída.
A Secretaria aproveitou para esclarecer que já concluiu o cadastramento dos ambulantes do Centro do Recife e que a realocação dos ambulantes da ponte e da Conde da Boa Vista faz parte do plano de reordenamento da área central da cidade.
PROTESTO
Na última sexta-feira (30), mesmo em processo de negociação com a administração municipal, os ambulantes receberam uma notificação sobre a interdição da Ponte da Boa Vista a partir da manhã desta segunda-feira. Cerca de 80 ambulantes protestaram contra a interdição com o bloqueio dos cruzamentos entre a Rua da Aurora e a Ponte da Boa Vista e com a avenida Conde da Boa Vista, que complicou bastante o tráfego no Centro do Recife entre as 10h e 12h, quando as vias foram liberadas pelos manifestantes. Policiais militares e agentes de trânsito estiveram no local e nenhum incidente foi registrado.