Jetro Gomes disputará a eleição

Antônio Assis
0
Anderson Bandeira
Folha-PE


Apesar de ter sido alvo de toda confusão instaurada na última eleição no município de Santa Maria da Boa Vista, situada no Sertão do Estado, que terminou sendo anulada, amanhã, o candidato Jetro do Nascimento Gomes (PSB) concorrerá novamente nas eleições para prefeito, ainda, de 2012. A informação foi repassada, ontem, pela assessoria da corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O socialista entrou com um recurso na quinta-feira à noite e terá a garantia de participar nas urnas sub judice. Se vier a ganhar as eleições, Gomes corre o risco de perder novamente o mandato, se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entender que ele ainda se encontra inserido na Lei Ficha Limpa. Gomes concorrerá nas eleições com Antônio Pereira (PV), Eliane Costa (PSL) e Paulo Pontes (PRP). 
Amanhã também ocorrerá eleição no município de Primavera, na Mata Sul do Estado. Lá, os candidatos à vaga de prefeito são: Fernando Dentista (PDT), Galego do Gás (PR), Dra Tânia (PSC) e Nasa (PRTB). Nesses dois municípios, o TRE informou que o candidato que vencer o processo eleitoral assumirá quase que imediatamente. “Uma vez que é uma eleição referente ao pleito de 2012. O prazo legal para o (anúncio do) resultado é de três dias. Depois o juiz vai marcar a data para diplomação e, consequentemente, a posse”, explicou o assessor da corregedoria, Orson Lemos, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7. Nestas eleições, 10.274 eleitores são esperados nas 31 sessões de Primavera. Em Santa Maria da Boa Vista, 27 mil eleitores são aguardados nas 89 sessões. Lemos esclareceu que ontem (sexta-feira) foi o último dia em que seriam permitidos os comícios. “Amanhã (hoje) ainda será possível haver carreata, carro de som e panfletagem. No domingo (amanhã) nada mais poderá acontecer”, alertou. 

O assessor se disse otimista quanto ao tempo para o resultado das urnas. “Por nossa experiência, acreditamos que até as 18h já estaremos encerrando. Uma cidade como o município de Primavera, por exemplo, nas eleições normais, em meia hora já estavam apurados todos os votos. Então, acreditamos que vão se repetir os mesmos 30 minutos lá e um pouco mais para Santa Maria”, explicou, indicando que em Santa Maria o resultado poderá demorar um pouco mais, porque vários colégios eleitorais encontram-se na zona rural. 

Quanto à fiscalização, Lemos informou que nenhum efetivo maior será disponibilizado, porque os juízes não identificaram problemas. Ainda assim, a população e os militantes dos partidos serão os maiores atores na prevenção de possíveis irregularidades, que serão levadas para os juízes eleitorais e, posteriormente, para o Ministério Público e a Justiça Eleitoral apurarem.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)