BRASÍLIA (Folhapress) - Dos nove municípios que realizaram eleições para prefeito ontem, três elegeram candidatos do PT. Em Novo Hamburgo (RS), o vencedor foi José Luiz Lauermann. Em Balneário Rincão (SC), o eleito foi Décio Góes. Rudimar Borcioni venceu a disputa em Campo Erê (SC). O partido concorreu ainda em Criciúma (SC) com Fábio Brezola, que foi derrotado por Márcio Burigo (PP). PSDB e PP elegeram dois prefeitos cada. Além de Criciúma, o PP ganhou a disputa em Camamu (BA), onde foi eleita Emiliana de Zequinha da Mata. Os tucanos venceram em Eugênio de Castro (RS) com Horst Daltro Steglich e em Sidrolândia (MS) com Ari Basso. Em Bonito (MS), a disputa foi vencida por Leleco (PT do B).
As chamadas eleições suplementares ocorreram porque, nas eleições de outubro de 2012, candidatos que tiveram o registro de candidatura rejeitado tiveram mais de 50% dos votos válidos. Outras cidades com situação semelhante devem ter eleições “tardias” em abril. Apesar de algumas prisões, substituições de urnas e interrupção de energia elétrica, as eleições para prefeitos e vice-prefeitos foram encerradas com tranquilidade nas nove cidades brasileiras onde ocorreu pleito eleitoral ontem. Somados, 410 mil eleitores participaram das eleições nas seguintes cidades: Eugênio de Castro (RS), Novo Hamburgo (RS), Camamu (BA), Balneário Rincão (SC), Campo Erê (SC), Criciúma (SC), Tangará (SC), Sidrolândia (MS) e Bonito (MS).
Na Bahia, houve a interrupção no fornecimento de energia elétrica no povoado de Travessão, no distrito de Camamu. No entanto, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado, “os eleitores puderam votar normalmente na eleição suplementar deste domingo (ontem)”. As urnas contaram com baterias internas que garantem cerca de 12 horas de funcionamento autônomo. Foram fornecidas também baterias externas para prevenir qualquer risco de interrupção. A falta de energia durou aproximadamente duas horas. Em Camamu, foi feita uma substituição de urna e foram realizadas duas prisões, uma por boca de urna e uma por transporte irregular de eleitores. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, ao todo foram substituídas duas urnas devido a problemas técnicos, ambas na cidade de Criciúma (SC). Nas demais localidades, as eleições ocorreram dentro da normalidade. Além das eleições deste domingo, já estão agendados novos pleitos em 14 municípios, no dia 7 de abril.