Candidatos à Prefeitura do Recife Discutem Sustentabilidade

Antônio Assis
0
Rebeca Silva
Diário de Pernambuco

Os candidatos a Prefeitura do Recife estiveram na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, para discutir as propostas para o pós Copa do Mundo em 2014. No debate os candidatos presentes também assinaram um termo de compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis, com a transparência municipal e com o acesso ao esporte pela população. Por estar em São Paulo para gravação das imagens do guia eleitoral com o ex-presidente Lula, Humberto Costa (PT) informou que assinará o pacto na capital paulistana. Os candidatos Geraldo Julio (PSB) e Esteves Jacinto (PRTB) não compareceram. No primeiro momento, os representantes de instituições fizeram uma explanação do tema e sugeriram algumas ações.

Os candidatos presentes tiveram oportunidade de expor suas propostas, entretanto poucos apresentaram projetos específicos sobre o tema do debate. O deputado estadual e candidato, Daniel Coelho (PSDB), foi o primeiro a discursar e pontuou a importância do planejamento acoplada com a transparência. Como exemplo da falta de planejamento, ele afirmou que em 2005 a Prefeitura do Recife comprou, através de dispensa de licitação, bancas escolares a um custo elevado. “Todo mundo sabe que vai começar o ano letivo e por que não comprou antes? Deixou para depois e pagou caro”, criticou o tucano. O candidato também destacou que a questão ambiental precisa estar inserida em todas ações do governo.

Edna Costa (PPL) defendeu que as cidades busquem mais recursos com o governo federal. Ela afirmou ainda que o investimento no esporte vai refletir na Saúde. “Tem um estudo que informa que se investir no esporte há uma economia de 12% na Saúde e de 50% na compra de remédios”, disse Costa. O candidato a vice da Frente Popular, Luciano Siqueira, endossou a importância dos investimentos, porém, fez uma ressalva. “Do mesmo modo que abordamos essa informação com o olhar para a cidade, é preciso ter olhar sobre o que o poder público tem na conta”, disse Siqueira. Ele também defendeu uma reforma educacional, política e midiática.

O candidato do PSTU, Jair Pedro, criticou a gestão do PT pelo pouco investimento em esportes, cultura e educação. “Em saúde só investiram R$ 3,98. Isso é prioridade? No Recife tem algo mais grave. O prefeito João da Costa não fez os 25% na educação exigidos pela Lei”, falou. Ele disse ainda que o centro esportivo Santos Dumont está abandonado e que irá denunciar o caso durante o seu guia eleitoral. O deputado federal e candidato democrata, Mendonça Filho, também bateu na questão do planejamento. “Toda base do Instituto Pelópidas Silveira foi aniquilado nos último anos”, arrematou.

Discordando dos discursos dos adversários presentes no evento, ele disse que não há necessidade de reformas. “Recurso temos, o que falta é gastar o dinheiro público da forma devida." Mendonça reforçou ainda que, se eleito, vai ampliar a coleta de lixo e dos espaços verdes com o resgate do conceito de manutenção.

Roberto Numeriano (PCB) propôs como base do plano de governo o controle social e o poder popular. Ele também defendeu o desconto no IPTU para as casas que realizarem a coleta seletiva. Também quer criar nas RPAs unidades coletoras de lixo. “É uma proposta que pode sensibilizar no bolso e na consciência”, destacou.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)