Governo Protege Área de 2,5 mil Hectares

Antônio Assis
0
O governador Eduardo Campos assina nesta terça-feira (05) o decreto que formaliza a Unidade de Conservação - Estação Ecológica Bita e Utinga, a maior unidade de preservação integral de Mata Atlântica do Estado de Pernambuco. De acordo com o Governo, são 2,5 mil hectares que fazem parte da área de proteção ambiental dentro do Complexo Industrial Portuário de Suape, que somam em torno de 9,2 mil hectares e faz parte do plano diretor. “Ao todo, o Estado possui 7,8 mil hectares de áreas de preservação de Mata Atlântica. A nova área acresce cerca de 30%”, comentou o secretário estadual de Meio Ambiente, Sergio Xavier.

A Unidade de Conservação está localizada nos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca e abriga os dois principais mananciais hídricos da região (Bita e Utinga) e o bioma Mata Atlântica. O primeiro passo, explicou o secretário, foi formalizar a unidade de preservação, depois de um estudo de área, análise da biodiversidade e da situação fundiária. Em seguida, são feitos os procedimentos de formalização e criação do conselho gestor, além do plano de manejo do espaço. “Definem quais são as atividades possíveis, geralmente científicas”, observou. Ainda de acordo com Xavier, alguns pontos passarão por recuperação. Ele destacou a importância da medida, já que Pernambuco possui menos de 3% da área original de Mata Atlântica.

Sergio Xavier lembrou que o Estado tem acertado medidas em prol do meio ambiente. Está em fase de regulamentação da Lei Pernambuco Sustentável (14.666, de 18 de maio de 2012), que já passou pela aprovação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e permite que empresas que produzam energia por meios renováveis recebam incentivos fiscais, como redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Aquelas que compram energia limpa também serão beneficiadas pela lei. “Hoje, Pernambuco é o melhor lugar para se investir nesse setor”, disse.

ACESSO
Na agenda de hoje, o governador Eduardo Campos também inaugura o trecho duplicado da PE-60 e os três viadutos construídos na via, na altura do quilômetro 10, na entrada do Porto de Suape, que receberam investimento total de R$ 73 milhões. As obras atendem ao fluxo de 42 mil veículos diários por dia.

Folha-PE

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)