Maurílio Ferreira Lima
I- O mundo é constituindo de três grandes blocos econômicos, com importantes subdivisões: o bloco asiático, o bloco americano e a comunidade européia.
II- As subdivisões mais importantes são a ASEAN, os BRICS. MERCOSUL, NAFTA, G-20 e OCDE.
III- Esse conjunto é governado por uma tróica: FMI, Banco Mundial e Sistema Financeiro Privado. Essa tróica impõe a todos os países e blocos regras rígidas e cruéis:
IV- A prioridade para o pagamento dos juros e do principal da dívida junto ao sistema financeiro capitalista; cobrar mais impostos, equilibrar as contas nacionais de cada país, cortando aposentadorias, pensões, despesas públicas com saúde e educação.
V- É a chamada austeridade, que foi rejeitada pelas eleições francesas, gregas, portuguesas e italianas.
VI- Esta austeridade, que já derrubou 11 governantes europeus, só pode ser atingida se as populações que são vítimas delas concordaremnas eleições democráticas do ocidente.
VII – O ocidente democrático não é a China, Cuba ou Coreia do Norte.
VIII- O sistema financeiro internacional pode levar o cavalo até abeira do rio, mas não pode obrigá-lo a beber água .
IX- Mais grave que o resultado das eleições francesas é o problema grego. A França pode ser um problema a médio prazo. A questão grega é imediata. A Grécia quebrará e entrará em falência em poucos dias e decretará o primeiro calote da comunidade européia, com repercussão mundial .
X- Na França, o presidente eleito François Hollande ganhou empunhando a bandeira da justiça social, do investimento e do crescimento.
Maurilio Ferreira Lima é ex-deputado federal do PMDB.