O Prêmio da Música Brasileira anunciou hoje a lista de indicados a sua 23ª edição. O compositor pernambucano Herbert Lucena obteve o maior número de indicações. Seu álbum Não me peçam jamais que eu dê de graça aquilo que eu tenho pra vender, concorre em quatro categorias: Revelação, Melhor Disco e Cantor Regional, além de Melhor Projeto Gráfico.
Entre os finalistas estão Criolo, Beth Carvalho, Dominguinhos, Dori Caymmi, Cauby Peixoto, Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte e Gal Costa. No total, são 104 nomes, selecionados a partir de 735 CDs e 93 DVDs inscritos e distribuídos em 16 categorias. O homenageado deste ano é o mineiro João Bosco, que celebra 40 anos de carreira. A cerimônia será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 13 de junho.
Entre os estados, o Rio de Janeiro se mantém na ponta, com 35 indicações, seguido por São Paulo, com 32. Pernambuco é o terceiro estado em número de indicações. Vencedor de 18 prêmios ao longo de 22 anos, Dominguinhos concorre em três categorias pelo álbum Iluminado: melhor arranjo (Gilson Peranzzetta), melhor álbum instrumental e melhor instrumentista.
O grupo Mundo Livre S/A concorre como melhor banda nacional e Lula Queiroga como melhor álbum nacional, por Todo dia é o fim do mundo. Samba de latada ao vivo, de Josildo Sá e Paulo Moura, está indicado na categoria melhor álbum regional. Quinteto Violado foi indicado na categoria melhor grupo regional. Silvério Pessoa concorre como melhor cantor regional.
