Netbooks São Entregues em Bonito

Antônio Assis
0

Folha-PE
Foto:Aguinaldo Lima

A mochila de cerca de 150 estudantes da Escola João XXIII, em Bonito, ganhou um item a mais na última semana. Além de livros, cadernos e lápis, a bolsa passou a acomodar um netbook. O aparelho eletrônico foi adquirido pela prefeitura da cidade, distribuído entre os alunos da 5ª série e promete ser o diferencial na educação básica do município. Os microcomputadores viraram xodó dos estudantes, principalmente daqueles que nunca tinham visto ou manuseado a ferramenta tecnológica. 

“Nunca tinha visto um computador assim, não sei mexer e tenho medo de quebrar”, contou Deijane da Silva, 10 anos. Cuidadosa com o netbook, a menina disse que só ligou o aparelho porque uma colega de sala ensinou. Outra aluna, com pratica zero, é Josefa Carla, também de 10 anos. “Não sei mexer em nada ainda, mas quero logo aprender. Quando souber mexer, a primeira coisa que quero fazer é entrar na internet”, disse. Apesar do desconhecimento de algumas, as crianças que já são familiarizadas com os computadores são maioria. “Já tinha visto um computador maior, mas esse é mais fácil. Gosto muito de mexer no editor de texto e já estou ensinando a minha mãe”, falou Karolyne Benedita, 10. Outra estudante que também prefere o editor é Natália Valquíria, 11. “Gosto de escrever no computador porque a gente aprende mais. Minha irmã já teve um computador e me ensinou umas coisas de um livro. Acho que, com ele na sala de aula, vamos ter um estudo mais avançado”, destacou a menina.

A secretária de Educação de Bonito, Elza Silva, explicou que os netbooks foram comprados com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Funeb). Foram gastos R$ 565 mil na compra de 1,5 mil microcomputadores que serão direcionados também aos estudantes de outras cinco escolas do município. “A Escola João XXIII foi escolhida para ser o projeto piloto porque já havia um sistema de internet sem fio instalado, mas outros estudantes da 5ª série, de mais cinco escolas, também vão receber o computador”, disse. As máquinas ficam com os estudantes. A secretária frisou que o foco principal da distribuição de netbooks entre os alunos foi popularizar tecnologia. “Vimos a necessidade de inserir na escola a tecnologia da educação e aproximar os estudantes do mundo da informática”.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)