Raphael Coutinho _PE247 – O Governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (17) novas ações para o combate à estiagem. Em visita a vários municípios do Interior, o governador Eduardo Campos disse que o Estado iria pagar mais pelo litro de leite comprado aos pequenos produtores e suspender a cobrança do ICMS sobre a ração animal. As medidas têm o objetivo de minimizar os impactos provocados pela seca na economia, principalmente no Agreste e no Sertão.
Outra ação divulgada pelo governador é o apoio logístico para o transporte da produção agropecuária, a compra de estoques de milho para alimentar os animais e a contratação imediata de 30 técnicos para ajudar os produtores a acessar a linha de crédito emergencial de R$ 1 bilhão disponibilizada pelo Governo Federal, dentro do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE).
Também durante a visita, foi dada a garantia de que Pernambuco irá dobrar o seu investimento no programa Leite de Todos, que atualmente é de R$ 800 mil. Atualmente, 80% da produção leiteira do Estado, que é de 1,8 milhão de litros/mês vêm da agricultura familiar. “São ações importantes para que possamos preservar esse grande patrimônio que é a bacia leiteira de Pernambuco. Os resultados são em cadeia. Se conseguimos alimentar o gado, ele produz o leite, que é comercializado, gerando renda até a sua chegada à casa das milhares de mães que, por sua vez, precisam desse importante alimento para criar seus filhos”, afirmou Eduardo.O que também está diretamente ligado ao custo que os produtores possuem na criação bovina é a ração animal. Por este motivo, o Governo anunciou a suspensão da cobrança do ICMS sobre o produto. O próprio governador solicitou também a isenção dos Estados vizinhos que comercializam em Pernambuco. “Acredito que até terça-feira (22) terei uma resposta positiva do Conselho dos Secretários da Fazenda do Brasil (Confaz)”, comentou Eduardo.
.jpg)