Foto: Charles Dharapak/AP
Época
A crise na zona do euro está sendo o principal assunto discutido neste sábado na Cúpula do G8 – o grupo das países mais ricos do mundo mais a Rússia. A reunião ocorre nos Estados Unidos.
Após a primeira rodada de conversas, alguns líderes falaram sobre a situação da Grécia. A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente da França, François Hollande, voltaram a reafirmar que querem que a Grécia continue na zona do euro. No entanto, é provável que os líderes do G8 conversem sobre uma possível saída da Grécia, que está sendo chamada de “Grexit”.
O principal ponto de divergência entre os líderes deve ser sobre qual a melhor estratégia para combater a crise: se com a continuação das medidas de austeridades defendidas por Merkel, ou se com medidas pró-crescimento, como defendidas por Hollade. Em seu discurso de abertura, o presidente dos EUA, Barack Obama, tentou unir crescimento econômico e responsabilidade fiscal, como reporta a Agência EFE.
“Estamos absolutamente comprometidos em garantir que tanto o crescimento e a estabilidade como a consolidação fiscal façam parte de um pacote global que todos nós devemos impulsionar”, declarou Obama na abertura do segundo dia da cúpula do G8 na residência presidencial nas montanhas Catoctin.
Os líderes também devem discutir questões de defesa, como o conflito na Síria e o programa nuclear iraniano. As negociações devem ser delicadas, já que a Rússia se opõe a aprovação de medidas contra Síria e Irã.
