Agricultores e agricultoras familiares de Igarassu participarão, amanhã (9), da Caminhada pela Terra, uma mobilização que tem como objetivo exigir do poder público, principalmente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a vistoria e a desapropriação do Engenho Congaçary. A área, que pertence ao Grupo Votorantim, está há mais de 30 anos improdutiva e sem cumprir seu papel social.
O ato está sendo organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Igarassu, com o apoio da Diretoria de Política Agrária e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura de Pernambuco (Fetape). A concentração será às 9h, no início da rua Hiamã, às margens da BR 101. De lá, os manifestantes seguirão até o Engenho Congaçary. Essa é mais uma ação do Movimento Sindical Rural pela Reforma Agrária.
Segundo o secretário de Política Agrícola, Agrária e Meio Ambiente do STTR, Valmir Cruz, além de improdutivo, o Engenho se transformou num espaço para a criminalidade. “As terras, onde antes havia plantação de coqueiros, hoje, não chegam a 10% de aproveitamento. O mato já tomou conta do local e lá ocorrem muitos assaltos”, acrescenta.
Magno Martins