O Naufrágio do Estaleiro

Antônio Assis
0


Um dos motes preferidos do ex-presidente Lula era fazer loas à retomada da indústria naval brasileira em seu Governo, destacando o fato de o Nordeste passar a fabricar navios em porto de Suape.

Com um ano e quatro meses de Governo, vendido para o eleitorado como a continuidade do seu, Lula assiste ao naufrágio do Estaleiro Atlântico Sul, que no passado apresentou um prejuízo da ordem de R$ 1,4 bilhão, mais que a metade dos R$ 2 bilhões investidos na instalação da empresa.

Entre 2010 e 2011, anos que se esperava a reação espetacular da indústria naval, a receita do Atlântico Sul obteve uma queda de mais de um terço. O que deu errado? Onde o Governo errou? Só quem é do ramo pode dar uma explicação mais consistente.

O certo é que parece não haver retorno, tanto que a Sansung já abandonou o projeto. Outro sinal evidente do desacerto está relacionado ao navio João Cândido, lançado ao mar por Lula sem que até agora tenha de fato entrado em operação por falhas técnicas na sua produção.

Ninguém torce pela derrocada do projeto, até porque há um viés de preconceito contra o Nordeste quando se vende a versão de que o navio e o estaleiro não deram certo por falta de mão de obra qualificada na região. Mas há quem atribuir tantos erros e tamanho prejuízo?

PERGUNTAR NÃO OFENDE – Dá para apostar em Rands no Recife como candidato indicado por João Paulo depois da sua frustração com a indicação de João da Costa?

Magno Martins

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)