Lula recebe prêmio da Espanha por combate à pobreza e desigualdade

Antônio Assis
0

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi premiado pelo governo autônomo da Catalunha, na Espanha, por sua atuação no combate à fome e à desigualdade social no Brasil.
O presidente do governo autônomo da Catalunha, Artur Mas, anunciou nesta segunda-feira que Lula foi o vencedor do 24º Prêmio Internacional Catalunha 2012, destinado a quem contribui com o desenvolvimento de valores culturais, científicos ou humanos.
O ex-presidente brasileiro foi eleito por unanimidade, em uma disputa com 177 nomes de 57 países. O prêmio é concedido anualmente desde 1989 a personalidades internacionais dos meios político, econômico e cultural. Entre os  ganhadores em outras edições estão o brasileiro de origem catalã Pedro Casaldáliga, ex-bispo de Conceição do Araguaia, o ex-presidente americano Jimmy Carter, os intelectuais  Edgar Morin e Claude Lévi-Strauss.
Desde que deixou o cargo, em janeiro de 2011, Lula já recebeu dezenas de homenagens e prêmios, no Brasil e no exterior. Entre eles estão o americano World Food Prize, em reconhecimento aos esforços do governo do petista no combate à fome e à pobreza no Brasil; o polonês Lech Walesa, criado em 2008 pela fundação do ex-presidente polonês para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional; o mexicano Amalia Solórzano, oferecido a personalidades que se destacaram no trabalho pelo desenvolvimento do seu país.
Lula recebeu também em 2011 o título de Doutor Honoris Causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris, Sciences Po. O petista recebeu títulos e homenagens em Portugal, Colômbia, Bolívia, entre outros.
Valor Econômico

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)