Do JC Online
O Ministério do Turismo lançou, em parceria com o Ministério da Educação, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego voltado para a Copa de 2014, o Pronatec Copa. A meta é formar 40 mil profissionais por semestre em 32 áreas ligadas ao receptivo turístico, como auxiliar de cozinha, camareira e garçom, além de aulas de inglês, espanhol e libras. As inscrições começam esta terça (3) através do endereço www.pronateccopa.turismo.gov.br. Em Pernambuco, as localidade contempladas são Recife (cidade-sede), Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Fernando de Noronha, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Tamandaré.
O programa é voltado especialmente para maiores de 18 anos que já trabalham com turismo ou que pretendem se profissionalizar no setor. Para quem tiver ensino fundamental completo, além dos 32 cursos de qualificação, há ainda a opção de se inscrever simultaneamente em aulas de idiomas ou libras.
As aulas serão desenvolvidas em parceria com os institutos federais de educação profissional e o Sistema S (Sesc, Sesi e Senai), terão duração mínima de 160 horas (média de quatro meses) e serão presenciais e gratuitas. Os participantes também receberão um auxílio para alimentação e transporte.