Ricardo Leitão apoia ministro Aldo Rebelo e critica secretário da Fifa Jérôme Valcke

Antônio Assis
0
Diario de Pernambuco
O secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, prestou apoio irrestrito ao ministro dos esportes, Aldo Rebelo, na noite deste sábado. Em entrevista à reportagem do Superesportes, ele condenou a postura do secretário geral da Fifa, Jérôme Vakcke, que na noite da última sexta-feira usou um termo pejorativo para criticar o atraso das obras no Brasil para a Copa do Mundo de 2014.
De acordo com o francês, o Brasil está mais preocupado em ganhar do que organizar o Mundial. "Precisa levar um pé na bunda para acordar", disparou. Na tarde deste sábado, Aldo Rebelo concedeu uma coletiva em São Paulo para rebater as palavras do francês. Na mais forte afirmação, o ministro disse que não aceitará mais Valcke como interlocutor da Fifa junto ao governo brasileiro.
"Estamos totalmente solidários à atitude do ministro Aldo Rebelo, que defendeu os interesses do país exigindo que a Fifa mantenha uma relação civilizada com o Brasil", afirmou Leitão, que disse ainda não saber qual postura será adotada em relação a Valcke no próximo dia 12 caso ele realmente confirme a nova visita ao Brasil. Visita que, por sinal, terá Recife como ponto de partida.
"Vamos aguardar. Se a Fifa decidir mantê-lo como interlocutor, iremos analisar que posição deveremos tomar em relação ao Valcke. Primeiro é preciso saber se ele realmente virá", afirmou Leitão, que rechaçou qualquer atraso da arena local em relação ao cronograma da Copa do Mundo.
Na coletiva deste sábado, Rebelo disse ter entregue um relatório à Fifa na última sexta-feira sobre o andamento das obras no Brasil. No documento, a arena de Pernambuco foi apontada como uma das três "levemente" atrasadas, ao lado das de Salvador e Manaus.
"Não existe atraso nenhum nesse sentido. O prazo para a Copa do Mundo é abril de 2013. O nosso problema hoje é a Copa das Confederação, cujo prazo que já havia sido antecipado para abril de 2013 passou para fevereiro de 2013. Em relação ao novo prazo, definido apenas em dezembro do ano passado, ainad estamos aguardando uma posição dos fornecedores de material e da própria construtura Odebrecht, responsável pela obra", explicou.
No próximo mês de junho, uma comitiva da Fifa fará a vistoria que decidirá a participação de Recife e Salvador na Copa das Confederações. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília já estão confirmadas. Segundo Ricardo Leitão, os 12 dias de paralização por parte dos operários da Arena Pernambuco não tiveram qualquer influência no cronograma. O secretário estadual garantiu que não existe nenhum percentual de conclusão das obras que sirva de prerrogativa para a aprovação da Fifa.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)