Paulista poderá ter segundo turno

Antônio Assis
0
A Região Metropolitana do Recife pode ganhar mais um município com segundo turno este ano. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou, ontem, o número parcial de eleitores de Paulista, que passou de 194 mil, faltando pouco mais de cinco mil para alcançar os 200 mil eleitores necessários para essa condição. O prazo para quem ainda quer tirar o título vai até o dia 9 de maio, fazendo do município o único em Pernambuco a ter condições de atingir a meta.
Se conseguir chegar aos 200 mil eleitores, Paulista se junta a Recife, Olinda e Jaboatão, na lista dos maiores colégios eleitorais com direito a ter segundo turno.
Contudo, o TRE alertou para o fraco comparecimento dos eleitores aos cartórios do Estado e lembrou que quem perder o prazo não poderá votar. De acordo com o assessor da Corregedoria do TRE, Orson Lemos, os atendimentos realizados diariamente estão sempre abaixo da capacidade dos cartórios eleitorais porque a população não está comparecendo. “Quem deixar para a última hora corre o risco de não conseguir ser atendido”, avisou. Ainda segundo Orson, até o dia 9 de maio os cartórios estarão realizando tanto a retirada do primeiro título, como transferência de domicílio e revisão das informações do título.
Entretanto, a situação mais urgente, no momento, é a dos municípios que terão biometria este ano (voto através da impressão digital), que são Aliança, Caruaru, Catende, Macaparana, Sanharó, Vicência, Cupira e Fernando de Noronha. Isso porque, o prazo de recadastramento nessas cidades, com exceção de Cupira e Noronha, expirou em 20 de dezembro e quem não compareceu aos cartórios já teve o título cancelado. Contudo, quem quiser reestabelecer o seu título precisa comparecer ao cartório eleitoral também até o dia 9 de maio e regularizar a situação. Nos casos de Cupira e Fernando de Noronha o prazo do recadastramento da biometria termina agora em março.
“Em Aliança, por exemplo, são 28.366 eleitores e, até agora, 21.293 compareceram ao atendimento, ainda faltam 7.073. Temos na cidade a capacidade de atender cerca de 90 pessoas por dia, porém uma média de dez tem comparecido. Caruaru é outro exemplo, de um universo de 196.398 eleitores, ainda faltam 24.192. Lá podemos atender 400 pessoas por dia, com agendamento prévio, sem fila, porém a média de atendimento é de 300 pessoas, não será mais possível cobrir todo o eleitorado”, revelou Lemos.
Folha-PE

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)