PE247 – Em paralelo a todo o imbróglio a acerca do acidente de trânsito envolvendo o seu filho Thor que culminou com a morte do ajudante de caminhão Wanderson Pereira dos Santos, o megaempresário Eike Batista segue discutindo novos projetos para a sua empresa OSX. E um dos empreendimentos que podem, em pouco tempo, ser anunciados pelo bilionário é a construção de um novo estaleiro em Pernambuco, mais precisamente no município de Barreiros, na Mata Sul do Estado.
Há pouco tempo, Eike Batista já havia demonstrado interesse em atuar no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Complexo de Suape, para tentar sanar os atrasos nas entregas do empreendimento. Agora, o empresário parece mais disposto a implantar uma estrutura em moldes semelhantes a que ele já desenvolve no Rio de Janeiro e que deve ficar pronta em 2014.
De olho na possibilidade de abocanhar contratos com a Petrobrás para o fornecimento de sondas marítimas, Eike veria em Pernambuco uma possibilidade real de se colocar como o maior nome da indústria naval brasileira, contando já com o seu estaleiro fluminense.
Desde outubro do ano passado, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tem mantido conversas com o empresário sobre a implantação de novos possíveis empreendimentos no Estado. O gestor, no entanto, não entrava em detalhes sobre o conteúdo do seu diálogo com um dos homens mais ricos do mundo.
Apesar de estar situado na Mata Sul, Barreiros possui um litoral que conta com a Praia do Porto que poderia servir de base para o provável estaleiro de Eike Batista. O município ainda está situado a pouco mais de 65 quilômetros do Porto de Suape e a 102 quilômetros do Recife. Localização que poderia favorecer a implantação da nova estrutura.