Raphael Coutinho _PE247 – Foi aprovado nesta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei que proíbe o uso da conhecida “caneta laser” em estádios de futebol e casas de shows de Pernambuco. O objetivo da proposta, de autoria do deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), é prevenir contra possíveis danos a saúde de atletas, artistas e do público. O projeto agora segue para sanção do governador Eduardo Campos, que tem o prazo de 15 dias para decidir pela decretação da lei.
Para evitar o uso indevido do equipamento, quem for flagrado utilizando uma caneta laser nas arenas de esportes ou casas de shows, receberá primeiro uma advertência. Caso seja reincidente, o infrator deverá pagar uma multa que varia entre R$ 1.000 e R$ 10.000, sendo aplicada de acordo com a natureza e proporção do evento.
O argumento utilizado pelo deputado Júlio Cavalcanti para o projeto foram os riscos à saúde dos atletas, artistas e do próprio público, ocasionado pelos feixes de luz a laser. O comércio ilegal deste tipo de caneta funciona sem nenhuma restrição. A revista The New England Journal of Medicine (NEJM), publicou em 2010 um estudo sobre os danos que o laser pode acarretar à saúde – consegue atravessar a córnea, passando pelo cristalino até atingir à retina. Com isso, causa uma queimadura e possível perda da visão central.