Vinda de Dilma fortalece pré-candidatura de João da Costa

Antônio Assis
0
                                        Foto de Arquivo/2009: Paulo Lopes – divulgação
A presidenta Dilma Rousseff voltou nesta quarta-feira a Brasília depois de passar o feriado de carnaval na Base Naval de Aratu, na região metropolitana de Salvador (BA).
Na terça-feira próxima ela desembarca no Recife. Vem a convite do do prefeito João da Costa (PT) para inaugurar a segunda etapa do conjunto habitacional da Via Mangue (no Pina, com 480 habitações).
As casas são obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com o prefeito, tem padrão “dos melhores”.
“Tem centro comunitário, de comercialização, quadra poliesportiva, estacionamento. É para aquelas pessoas que moram dentro das palafitas”, disse.
Embora o nome do prefeito ainda não tenha sido oficializado como candidato à reeleição e a presidenta tenha afirmado que não fará campanha, não há como não enxergar um viés político-eleitoral nessa nova visita a Pernambuco.
Ela atende a um convite de João da Costa, nome que não une o partido mas, parece, está se impondo pela simples razão de que não há como explicar ao eleitor sua eventual saída do páreo.
Pelo menos os que defendem seu nome não mostram pesquisa alguma que indique crescimento da sua popularidade junto à população.
A presença de Dilma ao lado do prefeito pode, portanto, fortalecê-lo nessa reta final da escolha do nome que ocupará a cabeça da chapa.
Como tem projeto de reeleger, João da Costa acaba ganhando um respaldo de impacto. Nos bastidores, há quem diga que o partido já teria decidido por ele – com aval do presidente Lula e do governador Eduardo Campos.
Mas existem opiniões de que vem reviravolta por aí. Afinal, novela pouca é bobagem.
O prefeito diz que ligou para Brasília e manifestou o desejo de a presidente vir ao Recife inaugurar o conjunto habitacional por que a obra está relacionada com a Via Mangue.
“É uma obra do PAC da Copa, está bastante adiantada. Relatamos isso. Recebemos um comunicado de quem é responsável pela agenda da presidente”, completou.
O avião presidencial que levou Dilma de volta pousou na Base Aérea de Brasília por volta das 15h e a presidenta seguiu de helicóptero para o Palácio do Alvorada, onde deve passar a tarde sem compromissos oficiais.
Dilma estava na Bahia desde sexta-feira. A presidenta embarcou em Porto Alegre (RS) e viajou acompanhada da filha, do genro e do neto. A mãe e a tia da presidenta também passaram o feriado na base militar.O destino de Dilma no carnaval foi o mesmo escolhido por ela no réveillon e nas férias, em janeiro, quando passou dez dias descansando na base da Marinha, reformada recentemente para recebê-la. No carnaval de 2011, Dilma escolheu uma base militar da Força Aérea na Praia da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte.
Na segunda-feira, durante o programa semanal de rádio Café com a Presidenta, Dilma fez uma recomendação aos brasileiros que voltariam de carro para casa depois de feriado, pedindo prudência dos motoristas nas rodovias do país.
“No meio de tanta festa e tanta diversão, tem uma coisa que me preocupa muito nesta época, são os acidentes de trânsito nas estradas e nas cidades. O que a gente percebe é que, na maioria das vezes, os acidentes poderiam ter sido evitados com um pouco mais de cuidado e responsabilidade dos motoristas”, disse a presidenta.

Josué Nogueira

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)