Gazeta Press
Copa do Mundo 2014
Por unanimidade, o Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco julgou ilegal a greve dos operários da Arena de Recife, que está sendo construída para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Os trabalhadores reclamavam dos baixos salários e das condiçõesem que se encontram no local.
O TRT/PE determinou, em audiência realizada nesta quinta, o retorno imediato dos funcionários ao trabalho no primeiro horário desta sexta-feira, correspondente às 8h da manhã. Também foram autorizados pelo Tribunal o desconto dos dias parados e a aplicação de multa diária de R$ 5 mil para o Sindicato dos trabalhadores no caso de não cumprimento da sentença.
A decisão, segundo o consórcio construtor, foi baseada no fato da convenção coletiva (N PE000860/2011, registro em 16/09/2011 – com vigência até 31 de julho de 2012) estar em pleno vigor. Segundo ela, os trabalhadores não estariam cumprindo suas obrigações, enquanto a construtora vem fazendo a sua porte.
Ainda de acordo com comunicado distribuído pelo consórcio, ‘retomando os procedimentos habituais, o Consórcio Arena Pernambuco disponibilizará o transporte para os colaboradores e aguarda o pronto restabelecimento das atividades.’