Sem título

Antônio Assis
0
O Globo
BRASÍLIA - O grave incêndio que atingiu a Estação Antártica Comandande Ferraz (EACF), na madrugada de sábado, destruiu 70% das instalações, informou a Marinha em nota divulgada no começo da tarde deste domingo. De acordo com a Marinha, o prédio principal, onde fica a a parte habitável e alguns laboratórios da estação, foi completamente destruído. O incêndio provocou a morte de dois militares, que auxiliavam no combate ao fogo, e deixou outro ferido, sem gravidade.
“A avaliação preliminar da equipe do Grupo-Base que esteve na Estação brasileira indica que aproximadamente 70% das instalações foram destruídas pelo fogo. O prédio principal da EACF, onde ficavam a parte habitável e alguns laboratórios de pesquisas, foi completamente atingido pelo incêndio, tendo permanecidos intactos os refúgios (módulos isolados para casos de emergência), os laboratórios (de meteorologia, de química e de estudo da alta atmosfera), os tanques de combustíveis e o heliponto da Estação, que são estruturas isoladas do prédio principal", informou a Marinha.
No sábado, o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que o planejamento da nova estação Antártica, na Ilha Rei George, deve começar na segunda-feira e deve ser totalmente refeita em dois anos. Segundo o ministro, a nova base terá uma arquitetura nova, mais “completa e orgânica”.
- A nossa ideia é imediatamente, já, chamar arquitetos para fazer desenhos, inclusive um desenho mais novo. Não estou dizendo que é por isso que aconteceu o incêndio, mas, obviamente, a base começou há 30 anos, então, ali ela foi agregando um pedaço ou outro. Agora já podemos pensar numa coisa para o futuro, digamos, de maneira mais completa, mais orgânica - disse Amorim.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)