Do frevo ao manguebeat, carnaval de PE conta com polos em todo o estado

Antônio Assis
0
A folia em 2012 promete ser ainda maior do que no ano passado em Pernambuco. O número de polos no carnaval do estado passa de 19 para 22, contemplando todas as regiões do estado - Trindade, Surubim e Arcoverde passam também a ser polos oficiais. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (10), em entrevista coletiva, no Recife.

Buscando contemplar todos os ritmos que fazem o carnaval em Pernambuco, a programação vai do frevo ao manguebeat, passando pelo maracatu, afoxé, coco e samba. "Dividimos com os municípios a responsabilidade de montar a grade do carnaval. Chamamos os prefeitos para discutir, buscando atender as vontades de cada cidade. Foi um exercício de construção da democracia mesmo", acredita o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto.
Margareth Menezes é uma das atrações da folia
no estado. (Foto: Divulgação)

Serão 276 atrações de palco, com nomes nacionais como Margareth Menezes, Dudu Nobre, Elba Ramalho, Dominguinhos, Fafá de Belém, Fundo de Quintal, Alceu Valença e Sandra de Sá, além de nomes locais como Patusco, André Rio, Silvério Pessoa, Geraldinho Lins, Orquestra Contemporânea de Olinda e Mundo Livre S/A. "Buscamos grandes nomes que pudessem engrandecer a nossa cultura e também atrações locais, atendendo aos pedidos das prefeituras", explica Fernando Duarte, secretário de Cultura do estado.
Um dos pontos que surpreendeu o secretário durante a confecção da grade de atrações foi a importância dada pelos municípios aos cortejos de rua. Serão 125 em todo o estado. "Reconhecer essas manifestações espontâneas tem uma importância artística fundamental. O carnaval de Pernambuco é um carnaval de rua, feito pelo povo, cabe a nós dar apoio e incentivar a renovação", defende Duarte.
Foram investidos aproximadamente R$ 20 milhões para fazer a folia de Águas Belas, Arcoverde, Belém de São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Surubim, Salgueiro, Tamandaré, Timbaúba, Trindade, Triunfo e Vitória de Santo Antão, além do Recife e de Olinda. "O carnaval é uma brincadeira, mas tem uma densidade cultural e uma preparação muito grande. É a oportunidade de conhecer o bloco que toca fado em Vitória e o de índios que arrasta quase 4 mil pessoas em Águas Bela", afirma o secretário de Cultura.
A expectativa para esse carnaval é repetir os bons números de 2011, em que a rede hoteleira atingiu 96% de ocupação e movimentou aproximadamente R$ 574 milhões, de acordo com a Secretaria de Turismo. "Manter esses números já vai ser um desafio para nós. Lógico que com o crescimento do consumo em todo o estado esperamos poder crescer um pouco a receita, mas se mantivermos já é um ponto positivo", acredita o secretário executivo de Cultura, Marconi Muzzio.
A possibilidade de o estado ter uma demanda maior de turistas devido às greves no Rio de Janeiro e na Bahia não preocupa Muzzio. "Nenhum turista vem para Pernambuco sem comprar um pacote na rede hoteleira. Já tivemos no ano passado 96% de ocupação, o máximo que pode acontecer é chegar a 100%. Além disso, temos atualmente 64 mil leitos, um pouco mais que no outro ano", explica Muzzio, que acredita que a situação nos outros dois estados deva ser resolvida até o carnaval.
A festa começa já neste sábado (11), em Águas Belas, com orquestra de frevo. No domingo (12), a festa começa em Belém de São Francisco, com os desfiles de grupos culturais pelas ruas da cidade, e em Bezerros, com orquestras de frevo e cortejos. "Além dos grupos apoiados pelo Estado, existem pontos da programação que são patrocinados pelos munícipios", lembra Duarte.


G1

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)