247 – Uma imagem postada pela filha caçula do presidente Hugo Chávez usando o Instagram, aplicativo de upload de fotos disponível para produtos da Apple, tem causado polêmica na Venezuela. Rosinés, de 14 anos, aparece com a mão cheia de dólares, para a indignação dos venezuelanos, já que políticas decretadas por seu pai dificultam há quase uma década o câmbio da moeda americana no país.
O Twitter, o Facebook e outras mídias sociais ganharam vários posts com o ressentimento de pessoas que disseram não ter conseguido trocar bolívares, a moeda local, por conta dos limites impostos pelo governo sobre a quantidade de dólares que podem ser compradas em um taxa oficial e fixada”.
A imagem também serviu para opositores de Chávez criticarem a retórica do presidente contra o capitalismo e o consumismo. Alguns chegaram a manipular a foto, substituindo o dinheiro por xícaras de café ou sacos de açúcar, produtos que, vez ou outra, se tornam escassos nos mercados venezuelanos.
A mãe de Rosinés, Marisabel, ex-mulher de Chávez, saiu em defesa da filha. “Eu disse para ela que seu erro não foi tirar a foto, mas postar em um meio no qual há pessoas ignorantes que não respeitam os outros”.
Recentemente, Rosinés provocara polêmica ao postar uma foto com o cantor canadense Justin Bieber, quando este esteve em Caracas para um show. Para os críticos da primeira família, foi uma prova do estilo de vida exagerado dos Chávez. O jornal colombiano El Tiempo diz que Rosinés é “mimada em excesso” por Chávez e lembra que, em 2008, o presidente da Venezuela revelou que mudou a orientação do cavalo que figura na bandeira do país (da direita para a esquerda) a pedido da filha.
