Fernando de Noronha (PE) envia para o continente 1.200 toneladas de lixo acumulado

Antônio Assis
0
                          Balsa é carregada com sacos de lixo em Fernando de Noronha (PE)

O arquipélago de Fernando de Noronha enviou ao continente, nesta quinta-feira (26), a primeira de três remessas de um resíduo de 1.200 toneladas de lixo acumulado durante os últimos cinco anos na ilha, pertencente ao Estado de Pernambuco.
Ao todo serão três viagens, saindo do porto de Santo Antônio e chegando ao porto de Suape, em Ipojuca (PE). Toda operação deve custar em torno de R$ 1,5 milhão e demorar um mês para ser concluída. Trinta e quatro profissionais trabalham na operação, que conta ainda com sete caminhões, três guinchos, um rebocador e uma balsa.
A operação conta com uma embarcação alugada especialmente para levar o material, que deverá ter como destino final o Centro de Tratamento de Resíduos Candeias, localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife.
O coordenador de Infraestrutura do arquipélago, Paulo Coelho, disse ao UOL que o material estava sendo acumulado na ilha porque o navio que faz a coleta rotineira não suportava transportar toda a demanda de lixo produzida em Fernando de Noronha --que varia entre 120 e 130 toneladas por mês.
Por conta da falta de embarcação apropriada para os limites do porto da ilha, ele informou que cerca de 20 toneladas eram deixadas no arquipélago e ficaram estocadas em grandes sacos --com 500 quilos cada um-- especiais para armazenamento de resíduos.
“O problema é que no calado do porto de Noronha não podíamos receber uma embarcação maior, que suportasse levar todo o material. Então, desde 2008 ficava o resíduo. Mas nós temos aqui nossa coleta regular, que leva o lixo todos os meses. O que estava sendo acumulado aqui era por deficiência de barco e pelo calado do porto, que era muito pequeno, mas que agora foi ampliado”, disse Coelho.
A primeira viagem com o lixo, no final da manhã desta quinta-feira (26), levou 350 toneladas de material. “A viagem até Suape deve levar três dias, e acreditamos que em 30 dias toda a operação seja concluída, inclusive com o recolhimento dos guindastes usados na operação”, afirmou.
Coelho informou que a coleta de lixo voltará a ser feita normalmente, com recolhimento de todo material produzido pelos 2.630 moradores e pelos visitantes que frequentam a ilha.
UOL

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)