Fé, Esperança e a Força do Povo

Antônio Assis
0
Fé é “aceitar o compromisso com Deus, mesmo desconhecendo as exigências deste compromisso”. Cabe um exemplo bíblico do livro de Mateus que diz que a fé é capaz de remover montanhas.
A esperança é parecida com a fé, mas se apóia em sentimentos intuitivos e às vezes até “racionais”. A esperança corresponde à aspiração de felicidade existente no coração de cada pessoa.
Fé e esperança são dois importantes ingredientes motivadores da força do povo. Gostaria de dar como exemplo a opinião de um homem que mais do que acreditar incondicionalmente no povo (fé) se apóia nos sentimentos e anseios dele (esperança), levando sempre em consideração a forma coletiva do pensar a ciência popular. Age assim, porque também é povo, pois pertence originalmente a ele e nunca abriu mão da essência de ser popular. Refiro-me ao guerreiro metropolitano o prefeito Yves Ribeiro que afirma: “a decisão do povo é soberana e que forte mesmo é o povo!”.
Acredito em tal afirmação! Penso que todos que concordam com esse ponto de vista, que crer ser possível ter cada vez mais dias melhores, que não abrem mão de sonhar, que jamais perdem as esperanças e lutam todos os dias para transformar a fé e a esperança em força popular não podem mais ficar na inércia.
Provoco e convoco a fazer parte deste pensamento todos os lutadores, cada um com sua bandeira, porém, unidos em torno de um projeto que vise o bem comum da nossa gente. Projeto este capaz de assumir o compromisso com essa linha de pensamento. Traduzido no envolvimento de amplas correntes de opinião: os comunistas, democratas, socialistas, republicanos progressistas e social-democratas, além de diversos setores da nossa sociedade que enxergam no povo a verdadeira força definidora dos rumos.
O desafio é transformar o senso comum em senso crítico, revelando as diferenças de fundo dos projetos pré-colocados e pontuando-as, fazendo comparação entre o discurso panfletário e a intervenção qualificada, carregada de conteúdo, experiência, competência e preparo. Combater a intolerância e a imposição com o debate franco de idéias, trazendo pouco a pouco novos construtores deste “mosaico de sonhos”. Com firmeza de propósitos e pureza na atitude.
Vamos juntos remover as montanhas, consolidar o projeto do coração de todos os estudantes, sindicalistas, mulheres, negros, empresários, lideranças, religiosos, movimentos sociais, formadores de opinião, trabalhadores e populares. Com o claro compromisso de lutar pelos sonhos e às aspirações de felicidade coletiva. Também sou povo e estou me apresentando para mais uma batalha, onde buscaremos com fé e esperança a vitória que se apoiará na força do povo.
*Dirigente estadual do PCdoB e membro da direção municipal
*Alcides dos Anjos Leitão (Jesus)

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)