Emprego de salário baixo

Antônio Assis
0
JC NEGÓCIOS
O Ministério do Trabalho revela que, em 2011, o Brasil gerou 1,945 milhão de empregos formais. Foi o segundo melhor na série do Caged (2003/2011) e só perdeu para 2010 com os seus 2,543 milhões de emprego com carteira assinada.
Podia ter sido melhor. Se o Brasil conseguisse gente mais qualificada. Se tivéssemos programa decente de treinamento que chegasse mais próximo do que o mercado está exigindo. E catando desesperadamente disposto a pagar salário maior. Gente que pesquisa o negócio emprego formal diz que, na crise, a indústria e o comercio já estão pagando salário maior a quem em tempos de crise não teria sequer colocação.
O problema é que mesmo crescendo 3% ao ano, nossa produtividade é baixa e a empresa brasileira na média roda com baixa automação. Só agora (com a China na praça) a indústria se obrigou a comprar máquinas melhores, que exigem gente escolarizada, mesmo sem experiência anterior. Isso explica a falta de pessoal até na construção civil, que começou a se mecanizar e demandar profissionais que antes estavam na indústria metalmecânica. Poderíamos ter mais empregos se tivéssemos mais empregados qualificados. Sem isso só podemos comemorar a geração de empregos de salários baixos. É bom? É!. Mas poderia ser melhor bem.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)