Caruaru na Expectativa de Segundo Turno Eleitoral

Antônio Assis
0
Valdecarlos Alves

Em 2008, quando José Queiroz (PDT) venceu Ivânia Porto (DEM), candidata do então prefeito Tony Gel (DEM), e conquistou o mandato à frente da Prefeitura, Caruaru vivia a expectativa da disputa de um segundo turno quatro anos depois. Para isso, seriam necessários 200 mil eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral – naquela época, o município possuía 188.527 e tinha um potencial de crescimento que chegaria a suprir a exigência. Porém, com o recadastramento biométrico dos caruaruenses, é possível que essa expectativa seja adiada, o que, na visão do pesquisador do Instituto Exatta, João Matos, poderia alterar os rumos da eleição.
“Hoje, o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informa que Caruaru tem 205.667 eleitores cadastrados. Com isso, seria possível um segundo turno, que poderia complicar a vida do prefeito. Ele não é simpático aos eleitores dos demais candidatos, algo preocupante. Queiroz tem que trabalhar para conquistar a reeleição no primeiro turno, ou torcer para que o recadastramento das digitais diminua o número de eleitores de Caruaru. Senão, havendo segundo turno, a situação dele pode se complicar”, ressalta João Matos.
Caruaru foi um dos municípios escolhidos para implantar urnas biométricas na eleição de 2012. O processo foi iniciado em março do ano passado. Os eleitores que quiserem votar no pleito de outubro têm até 9 de maio para fazer o recadastramento digital junto ao TRE. No entanto, a expectativa é de uma redução no número de cadastrados. Historicamente, em locais onde o recadastramento já foi realizado, houve diminuições, algumas de até 30%.
“O número de eleitores de Caruaru, de fato, tende a cair. Apenas 81% dos 196 mil eleitores cadastrados no TRE até março de 2011 compareceram para o recadastramento. Os outros 9 mil foram de novos cadastros. Agora, os 19% restantes terão até o dia 9 de maio para comparecerem à Justiça Eleitoral e reestabelecerem seu título. Caso contrário, esses documentos serão cancelados”, explica o assessor chefe da Corregedoria do TRE, Orson Lemos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)