Prefeitura de Gravatá entrega 170 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde

 

Equipamentos modernos fortalecem o trabalho em campo e garantem mais agilidade no cadastro e acompanhamento da população

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (10), a entrega de 170 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os equipamentos, do modelo Multi M11 4G, representam um avanço importante no processo de trabalho da categoria, fortalecendo o uso da tecnologia na Atenção Básica.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o cadastro das famílias, otimizar o preenchimento das informações e qualificar o acompanhamento da população, garantindo mais eficiência e precisão nos dados coletados em campo. A gestão municipal reafirma, com a ação, o compromisso de ouvir e atender às necessidades dos profissionais que estão na linha de frente do cuidado com a saúde. Eles também passarão por treinamento técnico, etapa fundamental para o bom uso dos novos equipamentos e para a adaptação às ferramentas digitais utilizadas no dia a dia.

Os novos tablets possuem tela de 10 polegadas, 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento, além de caneta digital e capa de proteção, oferecendo mais conforto, segurança e praticidade no trabalho. A entrega marca uma evolução no processo, que antes contava com dispositivos menores e, em determinado período, com registros feitos em papel, o que dificultava o preenchimento e a organização das informações.

Participaram da mesa de entrega o prefeito Joselito Gomes, a secretária de Saúde, Viviane Salgado Sanjurjo, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Andrade, a secretária de Governo, Sheila Cartaxo, a diretora de Atenção Básica, Elaine Cristina, e a presidente da AMACS, Tatiana Fradique.

Gildo Antônio, agente comunitário de saúde, estava satisfeito com mais um avanço para a categoria: “É um avanço importante para nossa categoria e também uma conquista. Esse instrumento vai ajudar bastante na coleta de informações no nosso dia a dia de trabalho, principalmente nas visitas domiciliares que é o carro-chefe do trabalho do agente comunitário e através dela a gente coletar essas informações do munícipe, da comunidade e já de forma online já transferir para o Ministério da Saúde essas informações que vão ajudar nos encaminhamentos, que vão ajudar nas condutas a serem realizadas para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população”, disse.

O agente comunitário de saúde, Jamilson Barros, falou como a tecnologia vai ajudar toda a equipe na celeridade do trabalho: “É também muito importante a questão técnica dele para que o nosso trabalho seja facilitado diante do caso da população que a gente atende. E isso foi cumprido pela Secretaria de Saúde, e hoje nós estamos recebendo esse aparelho, após Carnaval vamos ter também um treinamento e assim nós damos continuidade ao nosso trabalho atendendo a população de Gravatá da melhor forma possível”.

A presidente da AMACS, Tatiana Fradique, destacou sobre começar o ano com avanços para a categoria: “Estamos começando o ano de 2026 com um presente enorme que é o tablet na mão do trabalhador, o agente comunitário de saúde volta a trabalhar com a tecnologia, um equipamento de ótima resolução onde traz uma celeridade no trabalho do agente comunitário de saúde e com a população. A gente veio fazendo toda essa tratativa com a gestão desde o ano passado, onde conseguiu consolidar com a secretária Viviane Salgado que traz pra gente mais uma vez garantia de direito e qualidade de trabalho, é muito importante frisar que não é apenas benefício para o servidor, mas qualidade de informações para o usuário. O SUS e a tecnologia a favor da população de Gravatá”.

Elaine Cristina, diretora de Atenção Básica, pontou que: “Hoje realizamos a entrega de 170 tablets aos profissionais Agentes Comunitários de Saúde. Esse importante instrumento chega para facilitar a continuidade e o fortalecimento do SUS junto aos nossos pacientes, otimizando o registro de informações, o acompanhamento das famílias e a comunicação com as equipes de saúde. A iniciativa representa um avanço significativo na modernização do trabalho em campo, garantindo mais agilidade, eficiência e qualidade no atendimento prestado à população. Além disso, os tablets proporcionam melhores condições de trabalho aos Agentes Comunitários de Saúde, valorizando esses profissionais que desempenham um papel essencial na promoção da saúde, na prevenção de doenças e no cuidado diário com a nossa comunidade”.

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

NOTA