Em um cenário em que o Brasil já ultrapassou 1,6 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, segundo dados do Ministério da Saúde, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes dá início à Semana de Enfrentamento às Arboviroses, com uma força-tarefa de prevenção, educação em saúde e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti até o próxima sexta-feira (12).
A mobilização ocorre em resposta ao cenário de circulação do sorotipo DENV-III no estado e ao risco de antecipação da sazonalidade da dengue em 2026, o que pode intensificar o número de casos já a partir dos primeiros meses do próximo ano.
As medidas de prevenção seguem a orientação do prefeito Mano Medeiros. “A oferta de saúde pública de qualidade é uma das prioridades da prefeitura do Jaboatão”. O prefeito orientou a Secretaria Municipal de Saúde a manter vigilância permanente e ações correlatas.
As ações estão sendo conduzidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental e da Atenção Primária, com participação direta dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que realizam visitas domiciliares, mutirões, atividades educativas em salas de espera de unidades de saúde e intervenções em escolas.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, o momento exige vigilância permanente e o engajamento da população. “Estamos enfrentando um cenário que exige ação imediata e responsabilidade coletiva. Não basta apenas o poder público agir, é fundamental que cada morador elimine focos de água parada dentro de casa. Nosso trabalho é proteger vidas, antecipar riscos e fortalecer a prevenção antes que o número de casos volte a crescer de forma descontrolada”, destacou.
Um dos pontos altos da programação acontece nesta terça-feira (9) com mutirão de inspeção de imóveis e limpeza de canais, em parceria com a Secretaria Executiva de Serviços Urbanos, na região de Candeias. O objetivo é reduzir drasticamente a presença de criadouros do mosquito.
Durante toda a semana, as equipes também irão orientar a população sobre identificação precoce dos sintomas da dengue, chikungunya e Zika; importância do teste rápido para diagnóstico; eliminação correta de recipientes com água parada e incentivo à vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
A estratégia busca ampliar a cultura de prevenção e fortalecer o protagonismo comunitário no enfrentamento das arboviroses.
Programação das ações
09/12 (Terça-feira) – Regional 6
Mutirão de inspeção e limpeza no Conjunto Catamarã – Candeias
Horários: 8h30 às 11h30 | 13h às 15h30
Estimativa: 1.480 imóveis visitados
10/12 (Quarta-feira) – Regional 5
Dia D de qualificação técnica (YouTube)
Local: Auditório AEES – Cajueiro Seco
Horário: 8h30 às 12h
11/12 (Quinta-feira) – Regional 3
Policlínica Manoel Calheiros – Curado IV
Horário: 8h às 10h
12/12 (Sexta-feira) – Regional 2
Escola Municipal Maria Augusta Dutra – Sucupira
Horário: 9h às 11h
