Com foco na prevenção e repressão de crimes na zona portuária, a parceria estratégica entre os órgãos prevê atuação conjunta em ações operacionais e de inteligência.
Recife/PE. A Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco e o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – SUAPE assinaram, nesta semana, o Acordo de Cooperação Técnica nº 001/2025, com o objetivo de fortalecer as ações de segurança pública na área portuária e vias navegáveis da região. O documento, formalizado pela primeira vez entre a PF com um órgão portuário, representa uma parceria inovadora e estratégica no combate a crimes cometidos na zona portuária.
O acordo estabelece uma parceria estratégica entre os dois órgãos para a implementação de procedimentos de policiamento ostensivo pela unidade de polícia marítima da Polícia Federal, com foco na prevenção e repressão de crimes de sua competência, como tráfico de drogas, contrabando, crimes ambientais e ilícitos transnacionais.
A iniciativa prevê o intercâmbio de informações, o compartilhamento de infraestrutura e recursos logísticos, além da atuação conjunta em ações operacionais e de inteligência. O Plano de Trabalho, parte do acordo, detalha as responsabilidades de cada integrante e define metas e ações específicas para garantir maior eficiência na atuação policial no Complexo Portuário e sua zona de fundeio.
O acordo tem vigência de 60 meses e não envolve transferência de recursos financeiros. As despesas decorrentes da execução das atividades serão custeadas por cada instituição, conforme suas respectivas competências.
A assinatura do documento foi realizada eletronicamente pelos representantes legais: o Superintendente Regional da Polícia Federal em Pernambuco, delegado Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti, e o Diretor Presidente de SUAPE, Armando de Queiroz Monteiro Bisneto.
A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a segurança pública e a proteção das fronteiras marítimas, atuando de forma integrada com parceiros institucionais para garantir a ordem e a legalidade no território nacional.