Por Renata Luna
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (27) o encerramento das ações do Outubro Rosa com uma grande mobilização na Praça Cantor Augusto César (Quatro Torres), na Orla do Janga.
Organizada em parceria entre as Coordenações do Programa Nacional de Imunização (PNI), Saúde da Mulher e as superintendências de Vigilância em Saúde e da Atenção Básica, a iniciativa teve como foco a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços de saúde à população, como vacinação, aferição de pressão arterial, exames preventivos (citologia) e mamografia. Os exames contemplaram mulheres da nova faixa etária de 40 a 49 anos, além do público tradicional de 50 a 69 anos.
Enquanto aguardava sua vez para realizar o exame, a técnica de enfermagem Edith Carneiro, de 55 anos, destacou a relevância da campanha. “Considero essa campanha extremamente importante. Se mais mulheres tivessem acesso a essas informações, muitos casos poderiam ser evitados. O acesso existe, mas, por receio, vergonha ou falta de conhecimento, muitas acabam não se prevenindo. E, por isso, os casos de câncer de mama continuam aumentando”, afirmou.
A aposentada Mileide Nunes, de 70 anos, também aproveitou a manhã na orla para cuidar da saúde. “Venho, mas mais para caminhar. A praia, pra mim, não é tanto para lazer, é mais para fazer aula e caminhar mesmo. Aproveitei para tomar a vacina da hepatite, que eu estava precisando, e agora vou tomar a da Covid também”, contou.
De acordo com Cíntia Gonçalves, coordenadora de Ações nas Ruas da Prefeitura, a prevenção é o ponto central da campanha. “A mamografia tem um papel essencial, principalmente para mulheres entre 40 e 69 anos, porque possibilita identificar qualquer alteração de forma precoce e obter um diagnóstico rápido. Isso ajuda a eliminar aquela incerteza, aquele ‘medinho’ que muitas vezes sentimos. A Secretaria de Saúde do Paulista mantém um cronograma semanal com o carro da mamografia e o da citologia, percorrendo os bairros do município. Essa ação aproxima os serviços de saúde da população e facilita o acesso das mulheres aos exames preventivos”, enfatizou.
Para a coordenadora do Programa Saúde da Mulher do Paulista, Alice Amaro, o Outubro Rosa é mais do que uma campanha, mas um compromisso contínuo.
“O Outubro Rosa é sempre um momento de reflexão e de renovação do nosso compromisso com a saúde das mulheres do Paulista. Durante todo o mês, realizamos diversas ações, com mamografia, palestras, orientações e atividades educativas, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nosso trabalho não termina aqui. A campanha acaba, mas o cuidado continua o ano inteiro. Queremos que cada mulher se sinta acolhida, informada e incentivada a cuidar da sua saúde”, ressaltou.
Cronograma do Mamamóvel em Novembro:
A Secretaria de Saúde do Paulista segue com o cronograma do MamaMóvel, realizando atendimentos de mamografia todos os meses em diferentes bairros do município. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os serviços de saúde da população, garantindo que mulheres de todas as regiões tenham acesso fácil e contínuo aos exames preventivos.
06/11/2025- USF MARANGUAPE I E II- RUA VINTE E DOIS, N° 55 - MARANGUAPE I.
10/11/2025- AV. MANOEL CHAVES DA COSTA FIGUEIRÔA, N° 1114 - PAU AMARELO.
11/11/2025- RUA DO CATOLÉ- CENTRO.
14/11/2025- PRAÇA C, MIRUEIRA.
24/11/2025- RUA DANIEL DELSO- N° 46- JARDIM PAULISTA BAIXO I E II.
Fotos: Renata Luna/ SEI
