A vice-governadora Priscila Krause visitou, nesta terça-feira (28), as instalações e operação da APM Terminals no Porto de Buenos Aires, na Argentina. A visita teve o objetivo de consolidar o relacionamento com a empresa e ampliar as possibilidades de novas parcerias com o grupo Maersk. Na Dinamarca, na última segunda-feira (27), a governadora Raquel Lyra participou de uma reunião de trabalho com a APM Terminals, na sede do grupo, em Copenhague, quando foi anunciada a antecipação em sete anos da segunda fase do terminal de contêineres que está sendo implantado no Complexo Industrial Portuário de Suape pela companhia.
“Hoje é o último dia da nossa missão aqui na Argentina. A visita à APM Terminals de Buenos Aires é um complemento da agenda da governadora Raquel Lyra na Dinamarca, quando ela pactuou a antecipação dos investimentos em Pernambuco, que já ultrapassam R$ 2 bilhões. A operação de Suape será ainda mais moderna do que a que vimos aqui no Porto de Buenos Aires. Essa é uma parceria muito importante para o nosso Estado, que já tem rendido bons frutos e vai trazer ainda mais benefícios no futuro", afirmou a vice-governadora Priscila Krause.
Para a diretora-geral de Atração de Investimentos da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Bárbara Lacerda, a visita teve um saldo positivo no intercâmbio de ideias e fortalecimento dos negócios. “Tivemos a oportunidade de falar sobre as parcerias e investimentos que podem fortalecer a infraestrutura portuária e logística de Pernambuco. Foi interessante ver de perto o funcionamento deste Porto que tem cerca de 100 anos de operação e saber que o terminal que teremos em Suape será referência em automação e tecnologia", comemorou Bárbara Lacerda.
SUAPE – A APM Terminals é uma empresa operadora de portos com sede em Haia, Holanda, sendo uma unidade da divisão de Transporte e Logística da empresa de navegação dinamarquesa Maersk. No Porto de Suape, a construção do Terminal da APM Terminals está em ritmo acelerado, com previsão de início das atividades para o segundo semestre de 2026. O terminal terá o foco no atendimento do mercado local, além de atuar como um hub para as cargas com destino e origem no Nordeste e no Norte brasileiros.
A operação será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina, com expectativa de reduzir o uso de combustíveis fósseis e o consumo de eletricidade pelos equipamentos. A iniciativa está alinhada com o compromisso do Governo de Pernambuco em avançar com o processo de descarbonização, promovendo a transição para energias verdes renováveis, com a meta de reduzir em 70% as emissões de CO2 até 2030 e alcançar zero emissões até 2040.
Estiveram presentes na reunião o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; o diretor-geral da APM Terminals em Buenos Aires, Manuel Delgado; e o chefe de Operações da APM Terminals em Buenos Aires, Marcelo Siminet.
Fotos: Mariana Carvalho/vice-governadoria
