A Secretaria de Educação e Esportes do Paulista (SEEPA) marcou presença na I Feira de Ciências do Meio Ambiente, realizada nesta sexta-feira (24), no ginásio do Sesi Paratibe. O evento integrou a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), reunindo estudantes e professores das Redes Municipais e Estaduais, em uma grande mostra de projetos voltados à sustentabilidade, à inovação científica e ao protagonismo estudantil.
Durante o encontro, as escolas municipais do Paulista, apresentaram experimentos e pesquisas sobre temas como mudanças climáticas, poluição plástica, microplásticos nos oceanos, energia limpa, inovação sustentável e preservação ambiental. As produções revelaram o engajamento dos alunos e a importância da educação científica como ferramenta de transformação social e ambiental.
Entre os trabalhos apresentados, destacaram-se:
“Do Fundo do Mar ao Futuro da Terra: Compreendendo a Sexta Extinção e os Efeitos dos Microplásticos nos Oceanos”, da Escola Municipal Susie Régis;
“Clube STEAM Mentoria: Aprendizagem Criativa e Inovação Sustentável na Escola”, da Escola Municipal Jaime Gonçalves Bold;
“Reciclar é Transformar: Consciência em Ação”, da Escola Municipal Cônego Costa Carvalho, que destacou o protagonismo dos estudantes em práticas de reaproveitamento de resíduos;
“Lixo Zero: Reduzir, Reutilizar e Reciclar para um Futuro Sustentável”, da Escola Municipal Maria José Barbosa;
“Mar Limpo”, da Escola Radialista Edvaldo Morais, Os oceanos, berço da vida no planeta e reguladores essenciais do clima.
Sistema de Proteção de Ninhos de Tartarugasnas Praias do Paulista da Escola Municipal Terezinha Camarotti
“Mar de Descoberta”, da Creche Maria Anunciada de Arruda – Irmã Linda, que explorou o aprendizado ambiental por meio da curiosidade e da experimentação das crianças.
"Garra Coletora" A poluição dos mares e rios tem se tornado um dos maiores problemas ambientais da atualidade;
"Cultura Ocêanica: Das Algas Marinhas para à Alga Marina, Escola Municipal Professora Alga Marina;
Para a secretária de Educação e Esportes, a realização da feira “mostra o potencial criativo e científico dos estudantes da rede municipal, reforçando o compromisso do Paulista com uma educação pública de qualidade, conectada à sustentabilidade e à formação cidadã”.



